» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Outubro Em carta, professora emérita Iêda Fernandes celebra os 50 anos da UNEAL
13/10/2020 - 11h00m

Em carta, professora emérita Iêda Fernandes celebra os 50 anos da UNEAL

CINQUENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS( UNEAL)

Por professora Iêda Barbosa Fernandes

Idos de 1970! Num olhar retrospectivo, vejo-me na Escola Hugo José Camelo Lima, primeira sede da então Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca. Durante 41 anos de militância nesta Instituição tive a feliz oportunidade de vivenciar os momentos mais decisivos desta Unidade de Ensino Superior. Vi o casulo metamorfosear-se de FUNEC em FUNESA, de FUNESA em UNEAL.

Presenciei sonhos e realizações. As boas lembranças são muitas…

Vendo chegar ao fim do período em que na UNEAL assiduamente convivi, experimentei, assim como em todos momentos da vida, sentimentos de alegria e tristeza.

Alegria, pela certeza que encerrei minha carreira no magistério com a consciência do dever cumprido. E tristeza pela saudade do companheirismo saudável e convivência sempre harmoniosa, especialmente face ao Departamento de Assuntos Linguísticos e Literários, do Curso de Letras, ao qual tive a honra de coordenar durante uns 20 anos.

Mas não é tempo de lamentos. É tempo de festa e de boas vindas aos que tem o privilégio de adentrarem no ensino superior. Parabéns, portanto aos novos “feras”. Que todos vistam a “camisa da UNEAL” e conservem o afã deste momento. Que jamais se deixem conduzir pelo descompromisso. Para os que vão seguir a carreira do magistério, que sejam verdadeiros semeadores do saber. São Paulo, o grande Apóstolo dos Gentios, assim se expressou: “Ai de mim se não evangelizar”… Uma vez professor, cabe-nos dizer: “Ai de mim se não ensinar”… Lembrando que ensinar não é tão somente repassar conhecimento, mas sobretudo valores éticos e morais.

Aos colegas, antigos companheiros de jornada, aquela dose de otimismo, convencidos de que no dizer de Steve Jobs “a única coisa que nos permite seguir adiante é o amor pelo que se faz”.

Dos colegas do Francês, espero que continuem lutando pela permanência da Língua Francesa na matriz curricular do Curso de Letras.

Ao magnífico Reitor, Coordenadores e Supervisores de Curso, espero que com capacidade e inteligência possam conduzir nossa Instituição a patamares mais elevados, no desiderato de servir à educação, instrumento maior para a transformação social.

Há sem dúvida, ainda moinhos a combater e Dulcineas a defender, no dizer de Miguel Cervantes.

Ao ensejo desta efeméride agradeço o honroso título de “Professor Emérito”, orgulho para minha biografia.

Enfim agradeço a todos que nos ajudaram a realizar essa travessia. A Deus primeiramente, aos meus pais e ao meu esposo “in memoriam”, aos meus filhos, familiares, colegas, alunos e funcionários desta Casa de Ensino.

Obrigada!