» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Setembro Nota Proext: Centenário de Paulo Freire
16/09/2020 - 09h01m

Nota Proext: Centenário de Paulo Freire

“Me movo como educador porque me movo como gente”

Em alusão ao centenário do Educador Paulo Freire, a Pró reitoria de Extensão vem tornar público e reafirmar seu compromisso com a educação e com a sociedade, em um profundo diálogo entre os diversos setores, reconhecendo a teoria do conhecimento de Freire, na luta por uma Universidade Pública autônoma, democrática e popular.

Nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, tornou-se um dos mais importantes pensadores do século XX, por causa de sua prática político-pedagógica libertadora, que chegou a ser considerada subversiva no período da ditadura, o qual o obrigou a viver exilado por 16 anos (1964-1980). Sua teoria defendia que o objetivo da escola é ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”.

No Brasil Freire foi declarado patrono da Educação Brasileira em 2012, pela lei 12.612. Escreveu mais de 20 livros como único autor e 13 em coautoria. Suas obras foram traduzidas em mais de 20 idiomas. Ele foi reconhecido em muitos países e recebeu 39 títulos de Doutor Honoris Causa.

Seguindo o exemplo de Freire e sua prática dialética em busca da formação integral do ser humano que seguiremos firmes buscando sempre o princípio da indissociabilidade, uma das ações presentes na curricularização da extensão e elemento importante para entrelaçar o ensino, pesquisa e extensão, no sentido de garantir uma prática horizontal e educativa, que promova a diversidade, autonomia dos povos e dos grupos sociais. É nesse caminho que firmamos nosso compromisso de abertura e diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade civil, movimentos sociais e outros setores, em prol de uma transformação social e integral com justiça, ética e responsabilidade.

Seguindo a filosofia freireana, nosso compromisso se estende ainda entre ações unificadas com outras universidades e movimentos sociais, a exemplo da construção da 7ª Jura- Jornada Universitária de Reforma Agrária, com atividades que acontecerão até o mês de dezembro de 2020. Em breve divulgaremos as programações, ao tempo que também reiteramos o convite e fortalecemos a importância de toda a Universidade no engajamento de ações desta natureza.