» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Dezembro Dinter com UFRGS é concluído com formação de 14 professores doutores da Uneal
24/12/2021 - 09h32m

Dinter com UFRGS é concluído com formação de 14 professores doutores da Uneal

Parceria exitosa fortalece a educação superior em AL

Dinter com UFRGS é concluído com formação de 14 professores doutores da Uneal

Aula inaugural do dinter (2017)

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) celebram, neste mês de dezembro, a conclusão do doutorado interinstitucional (dinter) em Educação com a formação de 14 novos doutores da Uneal.

Em carta aberta, o grupo de docentes contemplados com o programa agradeceu o empenho das instituições e ressaltou a importância da qualificação para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão em AL.

Confira a carta na íntegra abaixo:

Neste último 17 de dezembro, com a última defesa de Tese, encerramos um ciclo iniciado há 5 anos, no fim de 2016, quando participamos de um processo de seleção ao Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ainda na gestão dos Reitores Jairo José Campos da Costa, pela Uneal, e Rui Vicente Oppermann, pela UFRGS.

Nestes últimos anos, fizemos uma rica imersão em Porto Alegre, ao longo de 3 semestres, entre 2017 e 2018, marcada pela troca de experiências, pelas aprendizagens, pelos companheirismos e novas amizades, além de uma oportunidade de fortalecermos um vínculo importante entre pesquisadores das duas instituições, através de nossos/as orientadores/as e seus grupos de pesquisa.

E neste momento, é importante destacar que nada disso teria sido possível (ou teria sido bem mais difícil) sem a participação e contribuição de importantes figuras institucionais ao longo desse processo de construção, tais como a Uneal (que empreendeu enormes esforços para o nosso afastamento e viabilização de nossa permanência na UFRGS), a UFRGS, a Fapeal (em especial na pessoa de seu presidente, professor Fábio Guedes Gomes) e a Capes. Da mesma forma, não podemos esquecer de pessoas e setores diretamente marcantes no âmbito da UFRGS, a exemplo da coordenadora do Dinter na UFRGS, professora Fabiana de Amorim Marcello, de cada servidor da Secretaria do PPGEDU que nos acolheu tão gentilmente, da COMPÓS, do R.U. e servidores das Bibliotecas Central e da Faced. Além de nossos/as orientadores/as e colegas do grupo de orientação, imprescindíveis. E não podemos deixar de registrar os agradecimentos aos/às docentes e colegas das inúmeras disciplinas e seminários dos quais participamos.

Finalmente, com a conclusão do Dinter, a Uneal e o estado de Alagoas receberam, durante este último ano, 14 novos doutores e doutoras para o fortalecimento da instituição, da pesquisa e do ensino. E estamos certos de que a UFRGS passou a conhecer bem mais sobre o nosso estado, nossa realidade, nossa riqueza cultural, nossas produções e nosso potencial; e nós, experienciamos uma vivência rica, tanto quanto à imersão acadêmica quanto cultural.

Assim, registramos nosso agradecimento pelo muito que juntos construímos, juntos aprendemos e juntos seguiremos numa perspectiva de garantia de uma educação superior pública de qualidade. Nossos agradecimentos à UFRGS, à Fapeal e à Capes... Assinam os novos doutores e doutoras pelo Dinter UFRGS-UNEAL através do PPGEDU/Faced:

Dr.ª Adriana Rocely Viana da Rocha (orientador: Luís Armando Gandin)
Dr.ª Angela Maria Araújo Leite (orientadora: Maria Aparecida Bergamaschi)
Dr. Bruno Rogério Duarte da Silva (orientador: Gilberto Icle)
Dr.ª Cristina Maria Bezerra de Oliveira (orientadora: Vera Maria Vidal Peroni)
Dr. Elielson Magalhães Lima (orientadora: Beatriz Vargas Dorneles)
Dr.ª Elizete Santos Balbino (orientadora: Carla Karnoppi Vasques)
Dr.ª Graciele Oliveira Faustino (orientadora: Lodenir Becker Karnopp)
Dr. João Ferreira da Silva Neto (orientador: Fernando Becker)
Dr.ª Josefa Eleusa da Rocha (orientadora: Luciana Grupelli Loponte)
Dr.ª Laudirege Fernandes Lima (orientadora: Maria Beatriz Moreira Luce)
Dr.ª Lucicleide da Silva (orientadora: Rosane Aragón)