» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Janeiro Proext/Uneal lança chamada para Oferta de Cursos de Extensão
31/12/2020 - 00h00m

Proext/Uneal lança chamada para Oferta de Cursos de Extensão

Parecer final de propostas será disponibilizado no prazo 15 dias

Proext/Uneal lança chamada para Oferta de Cursos de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) toma público por meio deste edital de acordo com a resolução n.º 008/2013-CONSU/UNEAL, de 18 de dezembro de 2013, os critérios para apresentação de propostas de Cursos de Extensão não vinculados aos programas institucionais de Extensão, a serem desenvolvidos no ano de 2021, em consonância com O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013- 2017.

A Proext (Uneal) no desenvolvimento da política de Extensão, visa oferecer à sociedade Cursos de Extensão, tendo como princípios norteadores a geração de trabalho e renda, diminuição das desigualdades sociais, melhoria da qualidade de vida, transformação da realidade e integração com o ensino, a pesquisa e as demandas sociais. (PDI 2013-2017, página 14). Os cursos de extensão, em sua articulação com as demandas sociais, serão ofertados segundo os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, observando às demandas e potencialidades locais e regionais de acordo com o PDI citado anteriormente.

São considerados cursos de extensão as ações pedagógicas de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, critérios de avaliação definidos e oferta não regular. Devem ser ofertados na modalidade não presencial, enquanto permanecer a situação de pandemia, cabendo a Proext reavaliar a modalidade no ano vigente, no caso de haver normalização das condições epidemiológicas.

Condições de Participação

Poderão ser proponentes: profissionais docentes e técnico-administrativos, desde que adimplentes com atividades de extensão anteriores, pertencentes aos quadros da UNEAL. A participação docente levará em conta a regulamentação da carga horária específica no âmbito da UNEAL, observada a devida compatibilidade com as atividades de ensino e pesquisa. A participação de servidores técnico-administrativos levará em conta a adequação de seu cargo ou função e a compatibilidade da formação escolar, ou experiência profissional, com a natureza da atividade proposta. Os estudantes participarão como voluntários, mediante assinatura do Termos de Compromisso. Caso haja voluntário externo, deverá assinar o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário.

Recebimento de Propostas e prazos

As propostas serão apresentadas à Proext, no modelo disponível em: www.uneal.edu.br/pro-reitorias/proext na aba formulários, item, Proposta de Ação de Extensão, com prazo mínimo de 30 dias do início previsto das aulas.

A Proext terá prazo máximo de 15 dias para emitir seu parecer final de aprovação à oferta dos cursos. Após aprovação, os coordenadores e alunos iniciarão a atividade ofertada conforme calendário publicado pela Proext.

Não estão previstos, neste edital, recursos institucionais de quaisquer espécie.

Acesse o Edital Completo AQUI.