» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Julho Uneal transmite nesta quinta-feira (8) aula inaugural do curso de produção de documentário
08/07/2021 - 14h50m

Transmissão ocorrerá às 19h pelo canal Uneal Oficial no YouTube

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) estará transmitindo nesta quinta-feira (8) de julho pelo YouTube, a aula inaugural do curso "Produção de Documentário". Os condutores do momento serão os cineastas, Paula Gomes e Haroldo Borges, ambos membros do coletivo baiano plano 3 filmes.

O curso de produção de documentário é uma ação do projeto Estação Navi, ações formativas em cinema, e tem o apoio da prefeitura de Arapiraca por meio do edital de fomento ao audiovisual e da UNEAL por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proext/Uneal). O  Estação NAVI é realizado pela Associação dos Artistas de Massaranduba (AL) e Arica Produções (SP). "Este curso que traz uma abordagem inovadora sobre produção cinematográfica é de fundamental importância para todos apreciadores(as) da  7ª arte, conforme foi estabelecido por Ricciotto Canudo no manifesto das sete artes. A Proext parabeniza aos coordenadores deste importante curso", enfatiza Carlindo de Lira Pró-reitor de Extensão.

A aula inaugural, tal como todo o curso será pela plataforma zoom meeting, sendo o público alvo alunos, professores e técnicos da UNEAL e interessados fora da comunidade acadêmica, atendendo  30 vagas ao total, com carga horária total de 44h, sendo 24h teóricas e 20 práticas, com a produção de até 02 filmes ao final do curso. O Curso será ministrado pelos realizadores Arapiraquenses: Wagno Godez, Leandro Alves e Wellima Kelly.

Link da Transmissão: https://youtu.be/M8iCH25kBws

Saiba + sobre os convidados para a Aula Inaugural

Paula Gomes e Haroldo Borges são parte do coletivo baiano Plano 3 Filmes, que atua em parceria desde 2016, onde realizaram juntos mais de 15 projetos. Entre eles, se destacam o documentário “Jonas e o Circo sem Lona” e o longa de ficção “Filho de Boi”. “Jonas e o Circo sem Lona” teve sua world première no IDFA e foi exibido em mostras e festivais de 25 países, tendo recebido 13 prêmios, incluindo o Prêmio do Público do Festival de Toulouse (França) e a Melhor Ópera Prima do Festival MiradasDoc (Espanha). “Filho de Boi” estreou no Festival de Busan, na Ásia, e passou por outros grandes festivais como a Mostra de São Paulo, o Festival de Cine de Guadalajara (México) e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. Nesse momento, o coletivo trabalha em seus novos projetos, os documentários “Sam” e “Abraços do Fim do Mundo” e o longa de ficção “Saudade fez Morada aqui Dentro”.