» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Junho Projeto de Extensão concorre a Edital do BNB e é Aprovado
31/12/2020 - 00h00m

Projeto de Extensão concorre a Edital do BNB e é Aprovado

No dia 20 de maio de 2021 foi publicado no Diário Oficial da União o convênio do projeto “Fomento à Organização Territorial da Cadeia Produtiva da Apicultura de Base Familiar no Território de Batalha (AL) como Estratégia de Preservação Ambiental, Inclusão Produtiva e Difusão Tecnológica”. A iniciativa foi selecionada pelo Edital 02/2019 do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Inovação (FUNDECI) do Banco do Nordeste. O projeto foi formulado pelo Instituto Nordestino de Cidadania e Moradia Popular (HABITAR) em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL),  a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e a Associação Palmeirense dos Apicultores e Meliponicultores (APAMEL).

O projeto socioprodutivo busca promover e articular três eixos de ação no Território de Batalha (municípios de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Monteirópolis, Olho D’agua das Flores e Olivença) diretamente relacionados ao fomento e a organização da cadeia produtiva apícola de base familiar. O primeiro eixo de trabalho visa identificar e divulgar boas práticas apícolas adaptadas ao semiárido alagoano através da produção de material impresso (cartilhas) e audiovisual. O segundo eixo de ação visa mobilizar e organizar os/as apicultores/as (ou grupos interessados em produzir) em âmbito municipal e territorial nos oito municípios do Território de Batalha. Por fim, o terceiro eixo de atuação buscará fomentar a produção apícola nas comunidades quilombolas existentes no território, implantando 02 Unidades Demonstrativas (UDs) e disponibilizando assistência técnica.

"Este projeto foi feito numa parceria entre Instituto Habitar e Proext, vai trazer vários benefícios para a região sertaneja de Alagoas, porque vai agregar outros projetos menores de docentes, técnicos e universitários(as) da Universidade Estadual de Alagoas", enfatizou o Pró-reitor de Extensão da Uneal Carlindo de Lira Pereira.

A equipe diretamente responsável pela execução do projeto é composta pela Profª Drª Maria do Carmo Carneiro (Coordenadora Técnica Apicultura) da UNEAL, pelo Prof. Dr. Roberto de Sousa Miranda (Coordenador Técnico) da UFAPE, além dos membros da HABITAR, João Rafael Gomes (Coordenador Geral) e Luíz Fernando Magalhães (Assistente de Projeto). Fará parte também da equipe o Cineasta Leandro Alves.

No dia 23/06/2021 ás 19:30 haverá o Webnário de lançamento do Projeto no Canal do Youtube na UNEAL.