» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Março Docentes reivindicam 40h com apoio da Reitoria
31/03/2021 - 23h55m

Docentes reivindicam 40h com apoio da Reitoria

Quarenta docentes das mais diversas áreas de ensino da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) somam esforços com a Reitoria para ampliação da jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais.

Docentes reivindicam 40h com apoio da Reitoria

João Paulo Alves

jornalista

Ampliar a carga horária dos professores de 20 para 40 horas semanais é uma pauta antiga. Processos de ampliação da carga horária estão parados desde 2010 no Poder Executivo Estadual, que precisa compreender a importância e urgência da situação. De acordo com Odilon Máximo, reitor da Uneal, a Universidade precisa desta ampliação para que as atividades de pesquisa e extensão não sofram nenhum prejuízo.

“Professores com vinte horas até desenvolvem pesquisa e extensão, mas com esta carga horária eles não são obrigados, desta forma, uma universidade que não faz pesquisa e não produz conhecimento fica comprometida, inclusive, na avaliação do Ministério da Educação”, pontua.

Com a ampliação da carga horária, também existe a possibilidade dos professores assumirem mais disciplinas. Neste sentido, a Uneal consegue suprir de forma eficiente parte da carência de docentes.

“Com as quarenta horas teremos mais ou menos um volume de oitenta disciplinas por ano sem a necessidade imediata de concurso público, que mesmo assim, ainda será necessário para suprir vagas de disciplinas específicas”, esclarece o reitor.

A partir do processo de curricularização da extensão estabelecido por resolução do Conselho Nacional de educação (CNE), a inclusão destas atividades passa a ser obrigatória para todos os cursos de licenciatura e opcional para os bacharelados. Nesta perspectiva, a ampliação da carga horária é fundamental.

Para Natércia Lopes, professora de matemática, a ampliação da carga horária vai garantir mais valorização aos docentes, que estão sobrecarregados.

“Docentes de 20 horas estão assumindo responsabilidades iguais aos professores de 40 horas, ainda, sem a devida contrapartida financeira. Estes professores estão nos nossos seis campi e se alguns deles ampliarem suas jornadas, deixamos de ter carência em determinadas áreas do conhecimento”, conclui.

CRONOLOGIA - ENTENDA O CASO

Em 2006, houve uma mobilização na Uneal onde os professores de 20h pleitearam e conseguiram a ampliação da carga horária para 40h semanais. Após quatro anos, alguns professores tentaram a ampliação, mas já sem sucesso.

Ao passar dos anos e com o concurso para docentes de 2014 e 2015, o número de professores que precisam ampliar a carga horária aumentou. Hoje, 40 docentes solicitam as 40h.

Deste total, 100% estão em sala de aula cumprindo entre 8h e 12h de carga horária semanal. Ainda, 82% estão envolvidos com projetos de extensão, além de inseridos ativamente nos grupos de pesquisa da Universidade, o que comprova a sobrecarga.