» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias A construção do PDI está em curso
29/03/2012 - 11h00m

A construção do PDI está em curso

Você já sabe do que se trata?

A construção do PDI está em curso

Os trabalhos para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Alagoas para os próximos cinco anos foram iniciados. Durante todo o mês de março, representantes da Comissão de Construção do PDI estiveram nos cinco campi da instituição para apresentar o plano de trabalho, instruir sobre a construção dos comitês em cada Campus e ainda enfatizar a importância da elaboração do documento para a Uneal.

O professor Paulo Felisberto conduziu os encontros que aconteceram em Arapiraca, Santana do Ipanema, Maceió, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. “É de ressaltar o apoio incondicional do reitor, Jairo José Campos da Costa, do vice-reitor, professor Clébio Correia, que não deixaram de estar presentes a todas as reuniões nos campi”, enfatizou Paulo Felisberto.

Paulo Felisberto explica que ainda não existe na comunidade acadêmica uma consciência formada em relação ao PDI. “Esse processo de conscientização passa primeiramente pela chamada à participação cuja resposta, de nossos alunos, tem sido estimulante para quem faz a relatoria do Plano. Em todas as reuniões pudemos observar a presença do segmento discente o que se evidenciou, de modo mais agudo, em União dos Palmares e Palmeira dos Índios”, destaca Paulo.

Os pró-reitores de Graduação, Antônio Xavier, de Extensão, Marcos Pontes e de Desenvolvimento Humano, Wellyngton Chaves, de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisca Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Rejane Viana, também têm contribuído ativamente para a elaboração do PDI. ““Com a colaboração dos gestores,  estamos trilhando esse caminho da construção da cultura avaliativa e de planejamento da  nossa Universidade. Nesse aspecto último, aliás, parece residir a principal importância dessa "maratona" que foi as visitas aos campi”, explicou

Na entrevista a seguir Paulo Felisberto fala mais um pouco sobre o que é o PDI.

Ascom: O que é o PDI?
Paulo Felisberto: O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento que nos identifica como Universidade hoje e pelos próximos cinco anos. É um plano e, como tal, traça metas e intenções institucionais para o crescimento da Universidade intra e extramuros.

Ascom: Qual a importância do documento para a Uneal?
Paulo Felisberto: Ele é condição primária para nos submetermos a todos os atos normativos referentes à autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de nossos cursos e para o credenciamento e recredenciamento da Uneal. Não há que se falar em Universidade que não tenha produzido esse importante documento.

Ascom: Quem elabora?

Paulo Felisberto: Toda a comunidade acadêmica através de representações de seus segmentos, docente, discente e técnico administrativo. A sociedade civil organizada deverá ser ouvida para que saibamos o que a sociedade deseja para a Uneal.

Ascom: Por que é importante participar?
Paulo Felisberto: Porque os Comitês representam fóruns privilegiados de debate sobre nossa realidade e de construção da Uneal que sonhamos para nós. Uma Uneal que seja capaz de mudar a realidade cruel a que nós alagoanos estamos sujeitados todos os dias; a realidade da ignorância, do analfabetismo, do desmando, do crime; desse estado que todos amamos e que vemos afundar sob os discursos de progresso, honestidade e trabalho que não sai dos palanques, do papel e da hipocrisia dos governantes.

Ascom: Quanto tempo a Uneal tem para concluir e enviar o documento?

Paulo Felisberto: Temos até o dia 10 de maio para concluir os trabalhos de relatoria. Feito isso, termos mais cinco dias para convocar a comunidade inteira e discutir o texto final numa audiência pública unificada. Aprovado o texto pela comunidade, enviaremos o Plano ao presidente do Conselho Superior da Uneal que, ao seu turno, promoverá a sua discussão dentro desse Conselho e, em sendo aprovado, será enviado ao Conselho Estadual de Educação. Todos esses atos deverão ocorrer até o dia 1º de junho do ano em curso.

Acesse o blog do PDI: http://pdiuneal.wordpress.com/