» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias A NECESSIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTO SENSU” NA UNEAL
29/02/2012 - 17h45m

A NECESSIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTO SENSU” NA UNEAL

A UNEAL, em busca da sua manutenção como UNIVERSIDADE, vem procurando atender a uma exigência legal, para afirmar esse status acadêmico, que consiste na implantação e manutenção de programas próprios de pós-graduação stricto sensu. A data limite para o cumprimento dessa exigência legal, que era o ano de 2009, foi prorrogada para 2013.

Nos últimos anos, a Universidade vem se empenhando na elaboração de projetos, tendo no ano de 2011, encaminhado à CAPES para avaliação os Projetos “Ensino de Língua Portuguesa e sua Literatura” e “Ensino de Química”. Importa esclarecer que esse encaminhamento deveu-se ao atendimento de Edital próprio com definição de prazos (APCN).

Na avaliação dos projetos, a CAPES apontou como potencialidades o comprometimento institucional e o financiamento em parceria UNEAL/FAPEAL/FINEP para as instalações físicas. No entanto, os cursos não foram recomendados porque, na avaliação, foram consideradas como principais fragilidades: a produção acadêmica e técnica; o número de doutores com produção qualificada nas linhas de pesquisa propostas,  ressaltando-se a falta de unidade da produção, cujos projetos de pesquisa não se articulam, e/ou a multiplicidade de grupos de pesquisa. Esse último item configura a maior dificuldade para o desenvolvimento do programa.

Recentemente, a CAPES divulgou o Edital de abertura para submissão de novas propostas (APCN), sendo o prazo estabelecido para o mestrado profissional de 23 de abril a 23 de maio e para o mestrado acadêmico de 28 de maio a 27 de junho.  E a UNEAL, fiel ao seu compromisso histórico, trabalha para a elaboração e apresentação de novas propostas. Nesse sentido, conclama os doutores da IES para a união de forças em busca da reconfiguração do Projeto Institucional para implantação do Programa de Pós-graduação stricto sensu.

Profa. Maria Francisca Oliveira Santos
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação