» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Acadêmicos de Direito da Uneal irão assistir ao julgamento do mensalão no STF, em Brasília
11/09/2012 - 10h55m

Grupo acompanhará, durante três dias, atividades dos Poderes na capital federal

Clau Soares

Na madrugada desta quarta-feira (12), um grupo de 25 estudantes do terceiro período do curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) estarão embarcando para a capital federal do Brasil. Na mala, eles levam a expectativa de conhecer a rotina de trabalhos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em Brasília.

A viagem, planejada desde maio deste ano, coincide com o julgamento do “mensalão”, um marco na história política do País. Segundo o professor Jádney Aragão, a ideia de ir à capital federal surgiu a partir dos estudos dos tópicos da disciplina Teoria Geral da Constituição, entre os quais está o funcionamento do Supremo Tribunal Federal. “Queria que os estudantes testemunhassem o STF em ação”, explicou Jádney.

A viagem vai até a sexta-feira (14), e inclui visitas aos gabinetes dos parlamentares alagoanos, ida ao Congresso Nacional. “Lá, os estudantes irão aproveitar para tirar dúvidas sobre os trabalhos desenvolvidos, verificando in loco como funcionam os Poderes constituídos. ‘Eles vão mergulhar nos Poderes onde, possivelmente, será a área de trabalho deles”, disse o professor.

Para o coordenador do curso de Direito, professor Júlio Gomes, esta será uma experiência marcante para os acadêmicos que irão participar de um julgamento histórico para a sociedade brasileira. “Além de eles poderem confrontar com a prática do tribunal os conhecimentos doutrinários teóricos adquiridos na sala de aula, o contato com outro universo cultural é de extrema importância na formação acadêmica deles”, afirmou.

A Reitoria da Uneal providenciou o transporte para levar e buscar o grupo de Arapiraca ao aeroporto em Maceió, além de parte do translado em Brasília.