» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos da Uneal são aprovados em seleção de mestrado e cursos em universidades federais
29/02/2012 - 07h42m

Os cursos de Geografia do Campus I e de Matemática do Campus III celebram resultados

Ana Paula Teodoro dos Santos e Dênis Carlos da Silva, egressos do Curso de Geografia do Campus I, foram aprovados na seleção 2012 do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente um dos melhores cursos de mestrado em Geografia do País (conceito 4 da CAPES).

Os novos mestrandos, desde o início da vida acadêmica integraram o Núcleo de Estudos Josué de Castro, sob a orientação do professor Antonio Alfredo Teles de Carvalho. Seguindo a linha de pesquisa do referido Núcleo, dedicaram-se ao estudo de temas como geografia das desigualdades e as perversidades do processo de globalização nos lugares, sempre na perspectiva do território alagoano.

Para o professor Antonio Alfredo, o êxito dos seus ex-alunos emana da seriedade com que abraçaram o projeto do Núcleo de Estudos Josué de Castro que findou por se tornar para eles também um projeto de vida.

No caso de Dênis da Silva, não se pode esquecer o fato de ter sido bolsista PIBIC-FAPEAL por dois anos, o que lhe possibilitou maior dedicação à pesquisa e o intercâmbio com colegas de outras partes do Brasil e até mesmo do exterior. E dessa forma, repetir o caminho trilhado por Dhiego Antonio de Medeiros, atualmente cursando mestrado na Universidade de São Paulo, e Paul Clívilan dos Santos que no próximo semestre estará ingressando nessa mesma instituição. Todos eles, ex-bolsistas PIBIC-FAPEAL ou CNPq.

Campus III também comemora aprovações

O curso de Matemática do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, em Palmeira dos Índios, também comemora a conquista de três estudantes aprovados em seleções de diferentes instituições de ensino superior.

Na Universidade Federal de Alagoas, Ideogar Pereira Soares vai para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. O estudante Antonio Marcos Duarte de França foi selecionado para participar do Programa de Verão 2012 da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba e da Universidade Federal de Sergipe.  Já Emerson de Souza Cavalcante foi selecionado para o Programa de Verão 2012 da Universidade Federal de Sergipe.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, parabeniza os estudantes pelas vitórias obtidas e destaca o papel dos docentes nas conquistas profissionais dos estudantes. “É um orgulho para a Uneal saber que estudantes e professores estão trabalhando conjuntamente para a formação de profissionais e pesquisadores capacitados”, elogiou.