» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos da Uneal são aprovados no Exame da OAB
27/01/2012 - 08h39m

Alunos da Uneal são aprovados no Exame da OAB

Universidade forma primeira turma de Direito no final de 2012

Alunos da Uneal são aprovados no Exame da OAB

Clau Soares

O curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas ainda não formou a sua primeira turma, mas já comemora uma vitória significativa: três estudantes foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes mesmo de concluírem a graduação. O resultado positivo levou a Uneal a ser a única instituição de ensino superior de Alagoas a ter 100% de aprovação no Exame.

Os estudantes do 9º período, Hugo Henrique de Almeida Lopes e Camylla Sadoque Rodrigues, e o aluno do 7º período, Cledson José da Silva, foram os aprovados no Exame. Nesta matéria, você confere um pouco da vida de estudante de cada um deles e como eles se prepararam para o primeiro grande desafio da carreira.

Hugo Henrique de Almeida Lopes, apesar de fazer estágio, afirma que sempre faz questão de rever os conteúdos de sala de aula em casa. “Tem que estudar em casa com um bom material e focar no que você quer”.  Segundo ele, outro segredo é responder provas anteriores da empresa realizadora do concurso. “Peguei todas as provas da FGV e também li muito as leis secas”, afirmou.

O Exame da Ordem possui duas etapas, na primeira, o candidato responde a questões de múltipla escola, já na segunda fase, as questões são abertas e é o futuro advogado quem escolhe a área que vai ser tema das questões. Hugo Lopes escolheu Direito Penal para a prova discursiva. “Estudei intensivamente durante 30 dias para a segunda fase”, destacou.

Esta foi a primeira vez que os estudantes fizeram o Exame da Ordem. “Fiquei surpreso e feliz pela aprovação”, disse. Hugo Henrique. Com a habilitação para advogar garantida, Hugo Lopes vai apenas esperar a conclusão do 10º período para fazer o juramento e obter sua carteira profissional de advogado. “Quando colar grau, no outro dia entrarei com o processo de solicitação da carteira, já que garanti a minha vaga”, afirmou.

Já Camylla Sadoque também investiu em uma preparação intensa. A estudante de 24 anos tem os horários bem apertados. Faz estágio pela manhã na Justiça Federal, em Arapiraca, onde foi aprovada em seleção, freqüenta o curso de Direito na Uneal à tarde e ainda cumpre uma jornada de trabalho à noite como servidora pública no município de São Sebastião.

Segundo ela, a dedicação aos estudos acontece todo o tempo. “Estudo em qualquer lugar: na van, nos intervalos, nos finais de semana”, disse. Ela decidiu fazer o exame da Ordem antes do final do curso por que almeja encaminhar a vida profissional sem se preocupar com a obtenção da licença para advogar. “Quero conquistar outros cargos a partir de agora”, destacou a estudante.

O estudante Cledson José da Silva também coleciona vitórias em sua carreira. Apesar de ter apenas 23 anos e estar no 7º período do curso, ele se prepara diariamente para concursos públicos. A dedicação tem gerado bons resultados. Atualmente, ele é estagiário da Justiça Federal, em Arapiraca. Cledson da Silva também é um acadêmico dedicado e integra dois grupos de pesquisas, o NEAJUP e o NEADCON.

Com a aprovação na OAB, Cledson da Silva espera garantir uma vaga no serviço público uma vez que a carteira de advogado é uma exigência em diversos concursos. “Quero ser juiz federal do TRF”, afirmou. Por ainda estar no 7º período, Cledson da Silva, vai ingressar com uma medida judicial para tentar garantir que o êxito no Exame produza efeito quando ele concluir a graduação.

Para o coordenador do curso de Direito da Uneal, professor Jádney Aragão, o sucesso dos alunos tem a ver com o empenho dos professores da universidade. “Nenhum professor do curso desconsidera a importância de fazer o exame da OAB”, afirma. Segundo ele, o conteúdo ofertado em sala de aula é voltado para a vida dos alunos em diversos aspectos, inclusive para quem pretende fazer concurso público, advogar ou exercer outras atividades relacionadas ao Direito.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, ressalta que, apesar da incredulidade de muitos quando do início da oferta de Direito da Uneal, os estudantes têm provado a importância dessa graduação no interior do Estado. “Além de formar novos profissionais na área, o curso  também promove a socialização dos conhecimentos jurídicos, por meio dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes que envolvem, principalmente, a sociedade local, a exemplo, do projeto de Juristas Leigos” , destacou o reitor.

“A aprovação de nossos alunos nos dá combustível para continuar melhorando as instalações do curso, a exemplo da biblioteca, do escritório jurídico, entre outras ações. Parabéns à Uneal e ao curso de Direito”, ressaltou Jairo Campos.