» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos de matemática da Uneal têm artigo aceito em revista Qualis B
14/12/2011 - 10h56m

Alunos de matemática da Uneal têm artigo aceito em revista Qualis B

Os alunos do 5º período do curso de matemática da Universidade Estadual de Alagoas, Adriana Freire da Silva, Dayvid Evandro da Silva Lós e Djalma Rodolfo da Silva Lós, tiveram o trabalho “Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos” aceito para publicação na revista "Novas Tecnologias na Educação – RENOTE". Segundo os autores, foram selecionados 61 artigos para publicação, mediante um processo de avaliação por pares de um total de 214 artigos inscritos.

O trabalho mostra como as ferramentas da Web 2.0 podem auxiliar os investigadores em pesquisas quantitativas baseadas em questionário e ratificar a ideia de que as abordagens inovadoras de ensino cada vez mais se aliam ao uso das Tecnologias de Comunicação e Informação, as chamadas TIC’s.

A Renote é composta por artigos selecionados no Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação realizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento está em sua 18ª edição e aconteceu na cidade de Porto Alegre – RS entre os dias 06 a 09 de dezembro de 2011.

O evento, que ocorre desde 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase à tecnologia da informação e comunicação.

Duas formas de apresentação dos trabalhos são admitidas no evento: a presencial e a por videoconferência. Dessa forma, os autores optaram pela apresentação por meio de videoconferência já que possibilitou vivenciar uma nova experiência, seja com relação aos procedimentos requisitados como também na efetiva apresentação.

Um dos comentários que chamou mais a atenção dos autores foi a concordância de um dos presentes na aplicabilidade da ferramenta nas pesquisas como também a incorporação da ideia apresentada a suas práticas educativas. Para os autores, a sensação foi única, pois estavam vivenciando o reconhecimento da pesquisa desenvolvida.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto Integrado IV a qual estava sob responsabilidade do professor Jailson Barbosa Costa. A disciplina trata de novas metodologias de ensino em Educação Matemática, base fundamental para o futuro professor de Matemática.

Para o docente, é uma satisfação estar envolvido no desenvolvimento dos alunos no que se refere à pesquisa e ainda pelo trabalho ter sido originado em sua disciplina. "Isso mostra que as novas concepções de ensino vêm surtindo efeito”, frisou o professor.

Os autores acreditam que se envolver cada vez mais com pesquisa tem proporcionado o desenvolvimento de competências diferentes das quais são possibilitadas no ambiente escolar já que as consideram essenciais para uma possível compatibilidade entre a educação e a sociedade.