» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos do curso de Letras do Campus I apresentam peça “Gota D’Água”
26/04/2012 - 14h45m

Alunos do curso de Letras do Campus I apresentam peça “Gota D’Água”

O professor Antonio José dos Santos Costa, do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas – Campus I, e os alunos do 7º período desenvolveram um estudo teórico e prático sobre a arte teatral, partindo do teatro grego, passando pela formação e desenvolvimento do gênero no Brasil, com ênfase na obra de Augusto Pinto Boal ,fundador do Teatro do Oprimido, e Nelson Rodrigues.

No encerramento da disciplina, os alunos apresentaram uma leitura dramática da peça teatral “Gota d'Água”. Este drama, escrito em 1975, é de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes e retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, no Rio de Janeiro, que na verdade são o pano-de-fundo para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar-se com Alma, filha do rico Creonte. Sem suportar o abandono, e para vingar-se, Joana mata os dois filhos e suicida-se. Na cena final, os corpos são depositados aos pés de Jasão, durante a festa do seu casamento.

A coordenadora do curso de Letras Ana Lúcia Batista prestigiou a apresentação e elogiou a participação dos alunos e a iniciativa do professor Antônio Costa, enfatizando que, atitudes didáticas dessa natureza, são importantíssimas, pois colocam o aluno em contato com a realidade de sua futura práxis.

A professora Inalda Duarte também assistiu à peça e registrou que sempre acreditou nos alunos e reconhece que eles podem muito mais. As alunas/atrizes destacaram que esse trabalho foi muito gratificante e tornou-se um desafio que alcançaram com sucesso.