» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos e professores da Uneal assinam termos de outorga de bolsa Pibic/Fapeal
14/02/2012 - 15h35m

Alunos e professores da Uneal assinam termos de outorga de bolsa Pibic/Fapeal

Solenidade aconteceu na Reitoria da universidade, em Arapiraca

Alunos e professores da Uneal assinam termos de outorga de bolsa Pibic/Fapeal

Os estudantes-bolsistas da Universidade Estadual de Alagoas assinaram, na tarde desta terça-feira, 14, o termo de outorga de 40 bolsas de iniciação científica concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos, localizado no prédio da Reitoria da Uneal, em Arapiraca.

A diretora-presidente da Fapeal, Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti, acompanhou a solenidade e destacou a importância das pesquisas serem aplicáveis à realidade social de Alagoas. “Os pesquisadores têm que buscar a aplicabilidade da pesquisa na realidade social do nosso Estado. Isto significa que estaremos impactando o cenário social local”, frisou.

Janesmar Cavalcanti apontou ainda para o aumento da cessão de bolsas de pesquisa para a Uneal. “Quarenta bolsas é um número pequeno, mas temos possibilidade de duplicá-lo”, explicou. Ela ressaltou, no entanto, que a Uneal tem avançado nesse campo, tendo um número significante de bolsas, comparando com aquelas destinadas à Ufal.

gestorespibic.jpg
O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, agradeceu o apoio da Fapeal e da comunidade acadêmica que atendeu o edital de pesquisa, elaborado em parceria com a fundação.

O vice-reitor, professor Clébio Correia, por sua vez, falou aos estudantes sobre o quanto a bolsa do Pibic pode contribuir para a carreira acadêmica. Para ele, “o Pibic é um programa estratégico para introduzir os estudantes à pesquisa acadêmica. ‘Normalmente, esses alunos vão para o mestrado e doutorado”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca Oliveira, e a gerente de Pesquisa da Uneal, Aldenir Feitosa, apresentaram detalhes sobre o termo de outorga, bem como o funcionamento da pró-reitoria que é o ponto de apoio institucional aos pesquisadores. “O termo de outorga também é compromisso com o orientador, com a instituição e com a agência fomentadora, a Fapeal”, destacou a gerente.

Representando os professores, o docente Osvaldo Maciel parabenizou os pesquisadores contemplados na seleção do edital de pesquisa e agradeceu o apoio da insituição. “A pesquisa é um esforço que a gente vem realizando para contribuir com uma sociedade mais crítica e com o papel social da Uneal”, disse.

Para a estudante do Campus V – União dos Palmares, Clínia Cássia Barros, que falou em nome dos alunos, a bolsa de pesquisa representa uma oportunidade para fazer algo além das lições de sala de aula. “Farei o melhor que puder”, comprometeu-se.

Alunos, professores, pró-reitores da Universidade e representantes da Fapeal participaram do evento.