» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alunos e professores do Curso de Letras do Campus I apresentaram trabalhos em Natal
19/10/2011 - 11h10m

Pesquisas na área de linguagem e ensino, desenvolvidas por alunos do Curso de Letras, campus I, em Arapiraca, da Universidade Estadual de Alagoas, foram aprovadas para serem apresentadas no V Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, evento organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), realizado, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal.

Os estudos dos graduandos da Uneal foram desenvolvidos no semestre passado, no 6º período do curso, na disciplina Língua Portuguesa V- Semântica, ministrada pelo professor substituto Ismar Inácio dos Santos Filho, doutorando em Linguística pela UFPE, que dividiu a orientação das pesquisas com a professora Sônia da Rocha. O livro de resumos das pesquisas pode ser acesso através do link http://www.gelne.org.br/Site/Arquivos/VECLAE-cadernoResumos.pdf .

Os alunos Erinaldo da Silva e Joseja Mendes da Silva assinam a pesquisa “A construção dos sentidos: uma análise das concepções de significados em uma coleção de livros didáticos”, e as alunas Daniela Virgínia de Souza Palmeira e Josielma Marques da Silva assinam a pesquisa “O texto, questões semânticas e o livro didático”. Os dois estudos citados recebem também a assinatura do professor Ismar Inácio, como coautoria.

As alunas Nadja Araújo Maciel e Josefa Patrícia Santos Marinho assinam a pesquisa “O forró nordestino e suas produções de sentidos” e as estudantes Amanda Oliveira Carvalho e Sileide Maria da Silva assinam o estudo “As relações entre palavras e o tratamento no livro didático”. As duas pesquisas também foram assinadas pela professora Sônia da Rocha, como coautoria.

Já as alunas Lívia de Araújo Melo e Helena Vieira de Andrade realizaram o estudo “O texto e as questões semânticas: leitura enunciativa discursiva de SMS”, que será apresentado na categoria pôster.

De acordo com os professores Ismar Inácio e Sônia da Rocha, a Uneal tem realizado o ensino atrelado à pesquisa, fato que dará grande contribuição teórico-prática na formação docente inicial desses estudantes, futuros professores na área de linguagem.