» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Aulas do Prolind serão retomadas em 2012
19/12/2011 - 14h15m

Aulas do Prolind serão retomadas em 2012

Programa foi cancelado este ano devido à falha do MEC

Aulas do Prolind serão retomadas em 2012

Clau Soares

Em 2012, 80 professores indígenas provenientes das tribos alagoanas retomarão seus assentos nas salas de aula no Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas, ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas. A boa notícia é resultado de várias reuniões entre os gestores da Universidade e o Ministério da Educação. As negociações resultaram na assinatura do convênio 40016/2011 que prevê a continuação do curso.

O documento foi assinado nesta segunda-feira, 19, pelo reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Com o convênio, serão disponibilizados R$ 644 mil para o devido funcionamento do Prolind. Dos recursos investidos, R$633.599,98 são provenientes do FNDE e R$ 6.400,02 constitui o valor de contrapartida da Uneal.

Segundo o reitor, as atividades do Programa estavam paralisadas em virtude de um erro do Ministério da Educação que resultou no cancelamento da iniciativa em Alagoas. “Estamos muito felizes com o resultado dessa empreitada, travada durante todo o ano de 2011, período no qual nossos alunos indígenas estavam fora da sala de aula. Em 2012, iremos retomar as atividades do Prolind com todo o fôlego”, enfatizou o reitor.

As reuniões ao longo do ano contaram com a participação do vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia Araújo e da equipe gestora do Prolind, composta pelas professoras Iraci Nobre da Silva, Mary Selma Oliveira Ramalho e Maria Margarete de Paiva Silva.