» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Bolsas do BIC-Jr são outorgadas a estudantes de escolas públicas
07/08/2012 - 16h14m

Bolsas do BIC-Jr são outorgadas a estudantes de escolas públicas

Este ano Uneal entregou 20 bolsas, em parceria com a Fapeal

Bolsas do BIC-Jr são outorgadas a estudantes de escolas públicas

Estudantes de escolas públicas participaram, nesta terça-feira (07), da entrega de 20 bolsas de iniciação científica do programa BIC-Jr. A solenidade de assinatura do termo de outorga ocorreu no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, com a participação de representantes da Uneal, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal).

A oportunidade de desenvolver pesquisas ainda no ensino médio foi destacada pelo vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia de Araújo. Segundo ele, o BIC-Jr quebra os paradigmas da educação ao proporcionar ao estudante ingressar na ciência antes do ingresso na universidade. “Este programa traz para o ensino médio uma nova proposta: a de produzir conhecimento”, afirmou.

A pró-reitora de Graduação, professora Maria Francisca Oliveira Santos, lembrou que a bolsa tem duração de um ano e pode ser renovada, sendo a orientação realizada por um professor doutor. Ela destacou que o BIC-Jr é “um caminho para descobrir a carreira que se quer seguir”.

A gerente de pesquisa, professora Aldenir Feitosa, ressaltou que os estudantes já podem começar a desenvolver seus projetos. “Estamos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para fazer uma ponte entre os bolsistas e os professores doutores. Por isso, qualquer dúvida, podem nos procurar”, explicou a gerente.

A diretora científica da Fapeal, Sandra Nunes, e os coordenadores do Ifal, Ellen Ramalho e da Ufal, José Barros, prestigiaram a solenidade.