» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Com tese sobre formação de professores, docente da Uneal conclui mestrado na UFPE
19/03/2012 - 15h25m

O professor da Universidade Estadual de Alagoas João Ferreira da Silva Neto concluiu, na segunda-feira (12), o curso de mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (Edumatec/UFPE), com a defesa da sua dissertação, intitulada “Formação Continuada de Professores de Matemática em Alagoas”.

“A conclusão desse trabalho significa um avanço nas discussões sobre Educação Matemática em Alagoas e é fruto do empenho de um pequeno grupo de professores do Campus III - Palmeira dos Índios que tem se dedicado a discutir Educação Matemática”, destacou o mestre.

Leia abaixo o resumo do trabalho:

Esta pesquisa se insere na problemática da formação continuada de professores de Matemática. Neste amplo campo de investigação, realizamos um estudo exploratório com vistas a identificar concepções de formação continuada de professores que ensinam Matemática no sexto ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio, na rede pública estadual do estado de Alagoas. Fundamentamos a pesquisa em estudos já realizados sobre a formação continuada e modelos de formação, bem como em resultados de trabalhos realizados neste domínio. Identificamos que o modelo instrumental subsidia a concepção de formação continuada mais genérica, que se contrapõe a concepção ligada a processos reflexivos em que esta formação é entendida como um fenômeno complexo e pluridimensional. A partir desse aporte teórico construímos categorias de concepções expressas por meio de assertivas relacionadas às dimensões cognitiva, pedagógica, profissional e socioafetiva. Participaram do estudo 87 professores que ensinam Matemática em 11 municípios do estado de Alagoas, que responderam um questionário semi-estruturado com 17 perguntas. Para analisar as respostas dos professores utilizamos diferentes instrumentos que foram escolhidos em função da questão proposta. Os resultados apontam a predominância da concepção ligada à ideia de atualização pedagógica e, também, uma tendência a mobilização de concepções que se apóiam em um modelo de formação mais emancipador – racionalidade prática. Por outro lado, os professores valorizam uma formação instrumental, sugerindo que suas concepções ainda são fortemente influenciadas pela racionalidade técnica.

Palavras-Chave: Formação Continuada; Concepções; Professor de Matemática; Modelos de Formação continuada

Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica