» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Consu aprova criação da EdUneal e do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos
23/07/2012 - 11h36m

Consu aprova criação da EdUneal e do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos

O Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas aprovou, na última quinta-feira (19), na Sala dos Conselhos, em Arapiraca, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade para os próximos cinco anos; o Programa de Bolsa de Incentivo à Pesquisa, Extensão e Docência (Proped); o projeto de criação da Editora Universitária e o Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP-H).

O PDI foi o primeiro ponto de pauta apreciado pelos conselheiros. O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, fez a apresentação do documento, substituindo o professor Paulo Felisberto que coordenou os trabalhos da Comissão Relatora e não pôde comparecer. Após os debates, o documento foi aprovado por maioria.

Em seguida, o professor Roberto Silva de Souza fez a defesa da minuta que cria a Editora Universitária da Uneal e ainda o Regimento Interno da EdUneal.  Após a exposição de um breve histórico e dos trâmites processuais e esclarecimento das dúvidas apresentadas pelos conselheiros, o documento foi votado e aprovado por unanimidade.

A proposta de criação do Proped, anteriormente intitulado Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, foi aprovada por maioria. A sessão foi concluída com a aprovação por unanimidade do Regimento da CEP-H.

As resoluções que oficializam a decisão da plenária referente ao PDI e ao Proped foram publicadas, nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial do Estado.