De filho de trabalhador a doutor
Professor da Uneal conquista doutorado
Ascom-Uneal
“Paradeiros e Revoltas dos Canavieiros Alagoanos entre 2007/2009”. Com essa tese o professor Paulo Cândido da Silva do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, concluiu o curso de doutorado, em março, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). O projeto teve o auxílio da bolsa de Doutorado da FAPEAL.
Segundo o autor, a tese faz um estudo sobre as mobilizações dos trabalhadores assalariados canavieiros de Alagoas, ocorridas entre 2007 e 2009. “Esses conflitos trabalhistas dos canavieiros foram analisados numa perspectiva histórica e dialética, com a finalidade de entender os processos de luta dos trabalhadores do corte de cana como experiências sociais de resistências coletivas”, explica Paulo Cândido.
Sobre a contribuição do trabalho para a comunidade acadêmica, o novo doutor da Uneal afirma: “a presente tese pretende também oferecer à comunidade uma compreensão das atuais condições de trabalho nos canaviais. Apresenta uma reflexão sobre a contribuição histórica dos recentes paradeiros e revoltas dos canavieiros para a construção de relações de trabalho marcadas pelo respeito aos direitos e a dignidade humana”.
A conclusão do doutorado significa não apenas mais uma etapa da carreira profissional. Para Paulo Cândido, sua importância está também na conquista pessoal. “O grande significado e responsabilidade política com a conclusão deste trabalho é o fato de poder mostrar que é possível o filho de um simples trabalhador de um município dos canaviais pernambucanos chegar hoje à condição de Doutor”, destaca.















Telefone:
(82) 3521-3019
ascom@uneal.edu.br
