» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estudantes da Uneal ministram minicurso na III Semana de Matemática da Ufal
14/12/2011 - 11h00m

Estudantes da Uneal ministram minicurso na III Semana de Matemática da Ufal

Os alunos do curso de Matemática da Uneal, Adriana Freire da Silva, Dayvid Evandro da Silva Lós e Djalma Rodolfo da Silva Lós, apresentaram o minicurso “O Uso da Ferramenta Google Docs como Recurso em Pesquisas Survey”, na III Semana de Matemática realizada na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca entre os dias 23 a 25 de novembro.

O minicurso teve como objetivo demonstrar de forma sistemática a elaboração e disponibilização de questionários por meio de uma ferramenta da Web 2.0, o Google Docs. De modo geral, foi mostrado como manusear a ferramenta “Formulários” do Google Docs em um contexto de pesquisa Survey.

Os autores consideram a discussão realizada durante o minicurso de grande importância para o público presente. Por estarem presentes alunos de física, matemática e química, a surpresa por parte deles já era esperada pelos autores, já que o minicurso tratava de uma temática que dificilmente iriam vivenciar durante a graduação.
Dessa forma, houve uma aproximação do uso de recursos tecnológicos aos métodos de pesquisa que o aluno pode optar para desenvolver alguma pesquisa acadêmica.

A aceitação da discussão tornou-se evidente a partir do comentário de uma participante do minicurso. Argumentou que a partir do minicurso ela passou a perceber as ferramentas disponíveis que podem auxiliar nas pesquisas acadêmicas, afirmando que passaria a utilizar a ferramenta Google Docs em seus projetos durante a graduação.

Os autores ficaram surpresos com a reação, principalmente pelo efeito imediato da discussão. Para eles, vivenciar momentos como esse é maravilhoso: “motiva bastante a gente a trilhar carreira acadêmica e sonhar ainda mais” afirmou o aluno Dayvid Lós.

Outros trabalhos apresentados no segundo semestre de 2011:
“O USO DO SISTEMA MATEMÁTICO COMO RECURSO SEMIÓTICO EM TEXTOS PÚBLICOS” apresentado em congresso na Argentina. Autores: Dayvid Evandro da Silva Lós e Djalma Rodolfo da Silva Lós.

“AS ABORDAGENS ESCOLANOVISTA E TECNICISTA: UMA ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR” apresentado no I Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente realizado em Maceió-AL. Autores: Adriana Freire da Silva, Dayvid Evandro da Silva Lós e Jailson Barbosa Costa.

“O TRABALHO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUAS APROXIMAÇÕES” apresentado no XIV Encontro Baiano de Educação Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Autores: Dayvid Evandro da Silva Lós, Djalma Rodolfo da Silva Lós e Jailson Barbosa Costa.