» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gestão da Uneal socializa requerimento com a comunidade acadêmica
01/12/2011 - 12h25m

Gestão da Uneal socializa requerimento com a comunidade acadêmica

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

*Ilma. Sra. Representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Sra. Genisete de Lucena Sarmento

Vimos, mui respeitosamente, solicitar de Vossa Senhoria, uma especial atenção no sentido de, junto à Fundação Cultural Palmares, encaminhar o processo de solicitação para aposição de uma placa em bronze, medindo 40cm por 60cm com os seguintes dizeres “ESTADO DE ALAGOAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL - HOMENAGEM AOS MILHÕES DE AFRODESCENDENTES QUE DOARAM SUAS VIDAS COMO MATÉRIA PARA O ALICERCE SOBRE O QUAL SE ERGUEU A NAÇÃO BRASILEIRA E, COM SABEDORIA, JAMAIS SE RENDERAM À FORÇA DA OPRESSÃO. UNIÃO DOS PALMARES-AL, 19 DE NOVEMBRO DE 2011(ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES) PROF. JAIRO JOSÉ CAMPOS DA COSTA – REITOR, PROF. CLÉBIO CORREIA DE ARAÚJO – VICE REITOR”, momento em que a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, dentro de suas programações alusivas ao mês da Consciência Negra em Alagoas e ao ano internacional dos Afrodescendentes, realizadas nos Campi Governador Ronaldo Lessa, de Arapiraca e Zumbi dos Palmares, de União dos Palmares, organizou-se para realizar, no dia 19 de Novembro passado, conforme tratado em audiência com o Presidente da Fundação Eloi Ferreira de Araújo, no dia 22 de setembro de 2011(VER OFÍCIO EM ANEXO), em que foi feita uma solicitação formal para aposição da supracitada placa, no hall de placas do Memorial na Serra da Barriga.
Para além do constrangimento que a UNEAL passou no dia previsto em que fomos (alunos, professores e técnicos) proibidos de realizar o ato, antes de mais nada que valoriza o povo negro brasileiro e alagoano, gostaríamos de ter, definitivamente, a autorização para que a nossa Instituição Superior Pública possa cumprir a sua agenda de planejamento em torno das questões de gênero em Alagoas. Sobremaneira porque entendemos que a Serra da Barriga é um patrimônio do povo brasileiro, genuinamente alagoano e, como alagoanos, precisamos não somente lapidar aquela valiosa jóia, como também, no mínimo, intensificarmos o debate em torno do tratamento histórico que o nosso patrimônio tem recebido em suas diversas esferas municipal, estadual e federal.

Nesses termos,
pedimos providências.

Prof. Jairo José Campos da Costa
Reitor da UNEAL

*Documento encaminhado a Presidenta da República – Dilma Russeff, Ministra da Cultura - Ana de Holanda, Presidente da Fundação Cultural Palmares – Eloi Ferreira de Araújo, Presidente Nacional do IPHAN – Luiz Fernando de Almeida, Superintendente do IPHAN Alagoas – Mário Aloísio Baneto Melo, Governador do Estado de Alagoas – Teotônio Vilela Filho, Secretário de Cultura do Estado de Alagoas – Osvaldo Viégas e Prefeito Municipal de União dos Palmares – Areski Damara de Omena Freitas Júnior.