» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gestores esclarecem sobre atrasos no Prolind/Uneal
06/03/2012 - 15h16m

Gestores esclarecem sobre atrasos no Prolind/Uneal

O vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Clébio Correia de Araújo, presidiu, na manhã desta terça-feira (06), reunião com alunos e coordenadores do Prolind/Uneal. O encontro aconteceu na Sala dos Conselhos, em Arapiraca, com o objetivo de esclarecer o atraso na retomada das aulas do programa.

Segundo a professora Iraci Nobre, o processo do convênio encontra-se na mesa da presidência do FNDE, no Ministério da Educação, órgão responsável pela liberação da verba para custear as despesas com as aulas.  “Temos entrado em contato constantemente, mas não temos obtido respostas concretas”, destacou a docente.

Clébio Correia fez um breve relato sobre a história do Prolind na Uneal que se trata de um projeto federal cuja proposta de criação foi submetida ao edital do MEC, em 2008.  Somente em 2010, o Prolind foi iniciado em Alagoas, após assinatura do convênio, renovável a cada ano.

O convênio deveria ter sido renovado em 2011, no entanto até agora, apesar de muitos esforços, a Uneal ainda está aguardando a ação do FNDE para liberar os recursos e, assim, dar continuidade às atividades.  “Queremos deixar clara a responsabilidade da Uneal nesse processo, pois ainda não estamos com o dinheiro do Prolind o que tem impossibilitado a retomada das atividades”, explicou Clébio Correia aos estudantes presentes.

“Desde o ano passado, estamos nos preparando internamente para tomar as providências necessárias para o funcionamento do programa, após a liberação dos recursos pelo FNDE”, ressaltou o vice-reitor.

A professora Maria Margarete Paiva relatou que o planejamento estava pronto, mas que deverá ser totalmente revisto por conta do atraso na liberação das verbas. “ A gente está trabalhando, mas a gente depende dessa resposta de Brasília”, afirmou.

Durante a reunião, os alunos foram informados sobre a ida do reitor Jairo Campos a Brasília, na próxima semana, para tentar intermediar pessoalmente uma solução para a questão do Prolind/Uneal, no FNDE.

Os alunos aproveitaram a ocasião para discutir sobre ações que possam acelerar a liberação dos recursos. Ficou definida, na reunião, a elaboração de um abaixo-assinado que será levado à Brasília pelo reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa.