» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Graduandos do curso de Letras do Campus III participam de atividades do Concip
23/11/2011 - 10h58m

Graduandos do curso de Letras do Campus III participam de atividades do Concip

Os alunos do curso de Letras do Campus III da Uneal, em Palmeira dos Índios, que participam do Congresso Científico-Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do Campus III (Concip) têm discutido, ao longo desta semana, questões que envolvem ensino, pesquisa e extensão. A conferência de abertura do Congresso, na segunda-feira, 21, realizada pelo professor Davi Alexsandro Cardoso Ferreira, da UFAL, tratou de “O surgimento da tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade nos campos educacionais”’.

O segundo dia do evento movimentou o curso de Letras com comunicações de graduandos e egressos que discutiram sobre a motivação, a aprendizagem de vocabulário, expectativas e crenças dos alunos do curso de Língua Inglesa, e, também, sobre leitura e gramática no ensino de Língua Portuguesa.

Ainda no turno vespertino, o professor João Cândido Melo de Almeida proferiu a palestra “Estética: a arte do belo”, traçando uma visão panorâmica que vai desde a visão idealista do belo em Platão até a descaracterização do belo com a invenção da imprensa, a revolução industrial e o capitalismo.

O Grupo Fiapo de Arte brindou os graduandos com o Cine Clube Lampião Cultural. Após a exibição do curta metragem Vida Maria, o grupo abriu uma discussão sobre aspectos que envolvem a questão educacional e como os efeitos visuais corroboram para o significado do tema abordado.

À noite, os alunos participaram de mini-cursos sobre “As tramas da relação (in) disciplina na escola”, com a professora Silvéria Nascimento Ferreira; “Passo a passo para a construção do TCC”, com a professora Vilma Cristina Correia da Silva; e “Multiculturalidade e ensino de Língua Inglesa, com o professor José Assis Santos.

Nesta quarta-feira, 23, o evento prossegue com programação que envolve, além da continuação dos mini-cursos, palestras sobre “Pesquisa em Língua Portuguesa e Indígena”, com o professor da UFAL Aldir Santos de Paula, e “O canto sincopado de Jacinto Silva”, com o professor Luciano José Barbosa Rocha.