» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Importância da pesquisa é destaque na abertura do ENIC
08/11/2011 - 17h26m

Importância da pesquisa é destaque na abertura do ENIC

Teve início na noite desta segunda-feira (07), o I Encontro de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual de Alagoas.  A solenidade de abertura contou com atividade cultural promovida pelos integrantes do projeto Letras no Palco e com apresentação musical do grupo Urbanus, do grupo de dança Dançar É Uma Arte, além de um recital de poesia realizado dos  alunos do curso de  Letras.

Na ocasião, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca Oliveira Santos, agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe organizadora pela realização do evento.  A pró-reitora explicou também o que é de fato a iniciação científica e seus impactos na formação dos estudantes.

Maria Francisca falou ainda da importância da realização de um evento como o ENIC para a Uneal e dos 28 grupos de pesquisa hoje em atividade na instituição. “A iniciação científica proporciona um sentimento de fidelidade entre o aluno e a universidade”, explicou.

O secretário de Estado adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurilho Heleno Alves, fez um relato de como a iniciação cientifica foi importante em sua vida e frisou a importância das universidades estaduais para a pesquisa em Alagoas. “A Uneal e a Uncisal são instituições de suma importância na produção de ciência no Estado.”

O reitor da Uneal, Jairo Campos, também falou sobre a importância da pesquisa e da extensão para a formação dos alunos e dos avanços no incentivo às áreas pesquisa e extensão, em seu primeiro ano de gestão. “Estamos dando prioridade à liberação de professores para a qualificação, ao aumento do auxílio ao estudante e estamos apoiando também todos os eventos de pesquisa e extensão na instituição”, afirmou Jairo Campos.

O evento foi finalizado com uma palestra sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – Fapeal, ministrada pela diretora-presidente do órgão e professora da Uneal, Janesmar Cavalcanti. Na apresentação, foi demonstrada a missão Fundação, as modalidades de apoio e como a Fapeal e a Uneal podem trabalhar juntas. O evento foi finalizado com um coquetel servido aos presentes.