» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Inscrições para o Enade 2012 começam dia 11 de junho
11/06/2012 - 15h45m

Inscrições para o Enade 2012 começam dia 11 de junho

Manual já está disponível no portal do Inep

Fonte: Inep

O Inep divulgou em seu Portal na internet (http://portal.inep.gov.br/enade), o Manual do Enade 2012, cujo objetivo é estabelecer as orientações técnicas indispensáveis à operacionalização do Exame.

Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Em 2012, o Enade avaliará os estudantes dos cursos que:

• conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e

• conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.