Estado de Alagoas

Terça, 22/05/12, 21°º/31°º Penedo, AL Instável

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

bannerpdisite

« Maio 2012 »
Maio
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

UNEAL na Rede

banner-CGU-acesso-a-informacao.jpg

banner-CGU-acesso-a-informacao.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Literatura e Pedagogia são destaques em obras de professoras da Uneal
31/08/2011 - 07h02m

Literatura e Pedagogia são destaques em obras de professoras da Uneal

O lançamento dos livros ocorreu no auditório do Campus I da Uneal, em Arapiraca. Os projetos receberam financiamento da Uneal.

Literatura e Pedagogia são destaques em obras de professoras da Uneal

Clau Soares

Maria Madalena Barros de Menezes e Inalda Maria Duarte de Freitas, ambas professoras do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas, lançaram, este mês, dois livros, em uma mesma solenidade, disputada pela comunidade acadêmica e intelectuais locais. O lançamento dos livros ocorreu no auditório do Campus I da Uneal, em Arapiraca. Os projetos receberam financiamento da Uneal.

Enveredando pela Literatura, Maria Madalena Barros de Menezes apresentou sua nova obra “Contículos”. Já a docente Inalda Maria Duarte de Freitas traz o livro “Avaliação como prática reflexiva do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura”, fruto de sua tese de doutorado, sendo fiel à carreira de estudiosa dos processos pedagógicos. 

A professora Maria Iêda Fernandes ressaltou a dedicação da professora Inalda Freitas. “Hoje é um dia de vitória para a colega Inalda. Conheço de perto o trabalho exaustivo a que ela se submeteu para obter esse grandioso resultado”, disse a docente.

“A Universidade está começando a sair da sala de aula e indo para os corredores, sociedade, graças a trabalhos como o de vocês”, afirmou o vice-diretor do Campus I, professor Renan Rocha, referindo-se aos livros das professoras Maria Madalena de Menezes e Inalda Freitas.

O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa também prestigiou a solenidade e parabenizou as docentes pelos trabalhos. “Esses lançamentos fazem parte de uma excelente fase da Uneal na qual os trabalhos de professores e alunos são valorizados. ‘Que venham mais projetos como esses para que possamos fortalecer nosso ambiente acadêmico”, afirmou o gestor.

As autoras:

Madalena Menezes tem 63 anos. Nasceu na cidade de Tanque D’Arca, mas desde os 13 anos de idade reside em Arapiraca onde construiu sua vida pessoal e profissional. Torcedora fiel do ASA, a professora diz que não perde um jogo e está sempre fazendo aquela “corrente positiva” pela vitória do time do coração. Uma paixão confessa: gatos. Tem dois: o Bianco e o Weme – este ganhou um conto especial no livro lançado este ano.

“Madá”, como é chamada pelos alunos, leciona há 42 anos. Destes, 34 passados na Universidade Estadual de Alagoas. A disposição em trabalhar é um diferencial. Pequenina, com seu chapéu e roupas “descoladas”, a docente é adorada pelos alunos que a consideram o “mimo” do curso de Letras. Apesar de trabalhar de forma ininterrupta, ela ainda não está satisfeita. “Gostaria de dar mais. ‘Enquanto há energia, a gente vai contribuindo”, afirma.

Ela é autora dos livros “Historinhas em torna de um pastor e seu rebanho”, “Vidas em oferenda” e é organizadora do livro “Recado aos meus irmãos”.  Por sua incursão na literatura, é membro da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) há dez anos.

Inalda de Freitas tem 61 anos e trabalha há 29 na Uneal. Autora de diversos livros na área de pedagogia. Entre os quais, estão “ Reflexões Pedagógicas”, “Tratado Pedagógico” e “Avaliação do aluno como requisito essencial na prática de ensino, no estágio supervisionado na formação de professores”.

Apaixonada pelo processo de aprendizagem, além do mestrado e doutorado, Inalda Freitas possui quatro especializações na área pedagógica. “É o meu mundo”, afirmou.
Também fez cursos na França e foi intérprete pesquisadora em viagem à Paris com a secretaria municipal de Educação de Arapiraca para pesquisa sobre as escolas em tempo integral. A iniciativa foi uma das etapas para a implantação das escolas no município de Arapiraca.

 

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

CPL

dce-uneal

mec

finep

sbpc

periodicos

lattes

abruem

fapeal

cnpq