Livro é lançado com apoio da Uneal
“Pesquisando (n)a Província: : economia, trabalho e cultura numa sociedade escravista (Alagoas, século XIX)”, organizado pelo professor da Uneal, Osvaldo Maciel, reconta a história do estado.
Clau Soares
A história de Alagoas no século XIX ganha uma nova abordagem no livro “Pesquisando (n)a Província: economia, trabalho e cultura numa sociedade escravista (Alagoas, século XIX)”, organizado pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas, Osvaldo Maciel. O lançamento da obra ocorreu terça-feira (17), no Centro de Apoio a Educação Integral, em Arapiraca.
A comunidade acadêmica prestigiou o evento. Esta foi a primeira obra lançada, este ano, com investimento financeiro da instituição. “Temos potencialidades adormecidas que precisam ser valorizadas.’Quem livro pronto, com co-autoria ou não, a Uneal está pronta para investir. Temos consciência que a universidade só cresce quando temos a capacidade de produzir”, afirmou o reitor Jairo Campos ao parabenizar o Osvaldo Maciel.
A obra conta com artigos de professores da casa e convidados, além de textos dos próprios estudantes do Núcleo de Pesquisa coordenado pelo professor-organizador. “Quero agradecer à Reitoria por me dar a oportunidade de vazar um pouco mais da história de Alagoas. ‘Este livro diminui as diversas lacunas que temos nessa história, pois revela vários aspectos da realidade de Alagoas”, declarou Osvaldo Maciel.
Osvaldo Maciel destacou o empenho dos alunos do curso de licenciatura em História na construção do livro. “O pesquisador na área de História pode fazer licenciatura ou bacharelado. Ainda existe uma visão estreita da formação. Um professor para dar aula tem que pesquisar, tem que acabar com a dicotomia de que o licenciado não faz pesquisa. Quem ensina, pesquisa. Historiador tem que ter uma formação integral”, afirmou.















Telefone:
(82) 3521-3019
ascom@uneal.edu.br
