» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Mais 53 bolsas de pesquisa são outorgadas
10/09/2012 - 16h50m

Mais 53 bolsas de pesquisa são outorgadas

Parceria Fapeal e Uneal

Mais 53 bolsas de pesquisa são outorgadas

Com informações da Ascom/Fapeal

A Universidade Estadual de Alagoas outorgou, nesta segunda-feira (10), 53 bolsas de iniciação científica. A solenidade foi conduzida pelo reitor da instituição, professor Jairo José Campos da Costa, na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria, em Arapiraca. Alunos e professores compareceram ao evento.

Em discurso, Jairo Campos lembrou que as 53 bolsas são resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas e a Uneal. “Tanto a Fapeal quanto a Universidade entraram com uma contrapartida de R$ 100 mil, totalizando R$ 200 mil. São mais 53 bolsas, além das 40 disponibilizadas na cota da Fapeal”, explicou.

Além destas 93, mais 221 estudantes da Uneal são beneficiados com bolsas. Destas, oito são de iniciação científica do CNPq; 21 do Bic-Jr; 153 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Uneal), além de 30 bolsas de monitoria no Pré-Uneal e mais 10, no Cele.

O reitor alertou para a necessidade de manter o currículo Lattes atualizado, uma vez que os avaliadores da instituição utilizam os dados disponibilizados para verificar a produção da universidade. “Temos investido muito na produção e formação de nossos estudantes e professores, no entanto, eles também precisam dar visibilidade aos trabalhos, por meio da freqüente atualização do Lattes”, afirmou Jairo.

De acordo com a presidenta da Fapeal, Janesmar Camilo Cavalcanti, que não pôde comparecer à solenidade em Arapiraca, esta ação visa descentralizar a aplicação deste tipo de recursos na capital, e direcionar uma quantidade mais significativa deles para as instituições de ensino superior no interior do estado. “A Uneal tem sido extremamente competente na execução do acordo, e foi muito visionária em assumir 50% por cento do financiamento junto com a Fapeal”, explicou.

A diretora da Unidade Gestora de Ciência e Tecnologia da Fapeal, Sandra Nunes Leite, aproveitou a solenidade para informar que a Fundação irá divulgar edital com recursos no valor de R$ 50 mil destinados à compra de material bibliográfico. Além disso, também será depositada a contrapartida do órgão para a estruturação do mestrado da Uneal. Outra novidade anunciada foi a abertura de uma linha de pesquisa exclusiva para o interior do Estado.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Francisca de Oliveira Santos, e a gerente de Pesquisa, Aldenir Feitosa, também participaram da solenidade.