» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias MCT desenvolve atividades com alunos do Procampo/Uneal
02/03/2012 - 16h30m

MCT desenvolve atividades com alunos do Procampo/Uneal

O Campus I da Uneal sediou, no sábado (25), o  I Seminário de Educadores/as do Movimento de Trabalhadores/as do Campo de Alagoas, em parceria com o Procampo da UNEAL.  Esta primeira ação teve como tema: "Construindo saberes e práticas em educação". Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre educadores do MTC de Igací, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Santana do Ipanema, Olivença, além dos estudantes do Procampo e professores da Uneal.

"Para o MTC, está dentro da Universidade e desenvolver um programa de formação continuada para educadores/as do movimento em parceria com a UNEAL e articulado e integrado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo é, para nós, uma grande vitória!", afirmou José Adriano, coordenador do Setor de Educação do MTC/AL.

A atividade foi iniciada com a realização de uma mística durante a qual foi realizada uma reflexão sobre a educação. Em seguida, o professor Antônio Barbosa Lúcio proferiu palestra sobre movimentos do campo em Alagoas. Também foi promovida uma mesa redonda sobre Políticas Públicas para a Educação do Campo, com o professor José Raildo Ferreira do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo em Alagoas (FEPEC) e a professora Sara Jane Cerqueira, coordenadora do Procampo/Uneal.

Houve ainda grupos de trabalho com base em quatro eixos temáticos, coordenados por Adriano/MTC, Deriana/ MTC e estudante do Procampo, Silvânia Pinheiro e Wanderson Mulato também estudantes do Procampo. Foi apresentada ainda uma dinâmica com Teatro do Oprimido, conduzida pelo professor Gladson Stélio.

Os trabalhos foram encerradas com a socialização dos trabalhos em grupos e apresentação do Programa de Formação Continuada do MTC , em parceria com a UNEAL,  para 2012.