Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Municípios alagoanos aderem ao Programa de Formação de Servidores da Uneal
31/01/2012 - 12h55m

Municípios alagoanos aderem ao Programa de Formação de Servidores da Uneal

Vestibular para o Proesp estará com inscrições abertas de 06 de fevereiro a 02 de março

 Municípios alagoanos aderem ao Programa de Formação de Servidores da Uneal

Clau Soares

A Universidade Estadual de Alagoas promoveu, nesta terça-feira (31), em Arapiraca, uma solenidade de adesão ao Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (PROESP), idealizado pela instituição. Prefeitos, secretários, servidores e alunos da Uneal, além de representantes municipais atenderam o convite da universidade e compareceram para assinar o convênio.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa fez a abertura do encontro, abordando o processo de construção do novo programa especial ofertado nos municípios de todo o Estado de Alagoas. “Recebemos diversas ligações que pediam um programa especial para os servidores públicos”, destacou. Este foi o ponta-pé inicial para que a universidade iniciasse a projeção de uma ação que abarcasse esses segmentos, resultando no Proesp. 

 “A adesão ao Programa representa o compromisso social dos municípios com os servidores e seus munícipes”, afirmou Jairo Campos ao falar da importância de os gestores municipais fazerem parte dessa iniciativa.  Na oportunidade, Jairo Campos informou que os servidores da Uneal poderão fazer as graduações e pós-graduações do programa com financiamento total da instituição. “O servidor da Uneal não vai pagar nada”, disse.

Para o pró-reitor de Graduação da Uneal e representante de ensino do Proesp, professor Antônio Rodrigues Xavier, esta iniciativa vai inovar ao aliar ensino, pesquisa e extensão. “O aluno do Proesp será e é aluno da Uneal. Ele poderá pensar e pesquisar, propor projetos de extensão, ir à sala de aula e discutir o seu cotidiano”, explicou.

Já o professor Paulo Felisberto, representante de pós-graduação, afirmou que previsão é de que sejam criados mais sete pólos da Uneal, além dos cinco onde os campi estão instalados. Deste modo, serão 12 municípios ofertando curso em nível superior aos servidores públicos municipais e estaduais.

Nesta terça, 15 municípios aderiram ao programa. O prefeito da cidade de Boca da Mata, José Maynart Tenório; de Viçosa, Flaubert Filho e de Tanque D’Arca, Roney Tadeu Valença Silva, foram os primeiros, durante a solenidade, a assinar o termo de adesão. “Agradecemos à Uneal por acreditar em nosso município”, declarou o prefeito José Maynart Tenório de Boca da Mata.



Para o secretário municipal de Educação da cidade de Matriz do Camaragibe, Leunam Pinto, o Proesp chegou em boa hora e inovou ao atender não somente às secretarias de educação, mas a todos os demais órgãos da estrutura municipal. “O Proesp vai atender à necessidade do servidor local, pois muitos não possuem essa tão sonhada qualificação em nível superior”, disse.

O procurador geral de Arapiraca, José Soares, representante do prefeito Luciano Barbosa e Ana Valéria Mendonça, representante da Undime, também participaram da solenidade.

Vestibular: Ao aderir ao Proesp, os prefeitos habilitam os servidores a prestarem vestibular para ingressar no curso escolhido. Para concorrer às vagas, os funcionários públicos devem fazer a inscrição de 06 de fevereiro a 03 de março, no site www.cenfap.com.br.
 



Quem aderiu: Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Santana do Ipanema, Boca da Mata, Joaquim Gomes, Tanque D’Arca, Viçosa, São José da Laje, São José da Tapera, Roteiro, Estrela de Alagoas, Pariconha, São Miguel dos Campos, Novo Lino, Arapiraca, além da Uneal.

Segundo o representante institucional, James Alarcão, os prefeitos que não aderiram ao programa hoje têm até o dia 27 de fevereiro para assinar o termo de adesão e encaminhar à Prograd, em Arapiraca. O documento está disponível para download no site da Uneal.

O gestor pode ainda solicitar a presença de um representante da Universidade para fazer uma visita ao município onde o termo deverá ser assinado. Para tanto, deve telefonar para 082 3521 3019.
 

Baixe AQUI o termo de adesão.

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

revistas.png

egresso-frase.png

ouvidoria.png