» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias PIBID/Uneal lança editais para seleção de bolsistas
28/06/2012 - 07h10m

PIBID/Uneal lança editais para seleção de bolsistas

Professores de escolas públicas e graduandos da Uneal podem se inscrever até 11 de julho

PIBID/Uneal lança editais para seleção de bolsistas

As inscrições para seleção de graduandos da Universidade Estadual de Alagoas e professores das escolas públicas estão abertas, de 28 de junho a 11 de julho. Serão concedidas 28 bolsas, no valor de R$ 765,00 (por mês), de iniciação à docência para docentes das escolas públicas e 153 bolsas, de R$ 400,00 (por mês), para os discentes de cursos da Uneal. A bolsa tem vigência de 12 meses.

Os professores aptos a concorrer devem trabalhar, ao menos, em uma das escolas das redes estadual e municipal cadastradas no projeto.  As escolas em Arapiraca são: Escola Estadual Senador Rui Palmeira-PREMEN; Escola Estadual Quintela Cavalcanti; Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Lourenço de Almeida;  Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Pontes de Miranda; Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva;  Escola de Ensino Fundamental Deputado José Pereira Lúcio; Escola Estadual de Educação Básica 30 de Outubro.

Em Palmeira dos Índios, estão incluídas: Escola Estadual Humberto Mendes e  Escola Estadual Manoel Passos Lima. Já em São Miguel dos Campos, são: Escola Estadual Ana Lins e  Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. Em Santana do Ipanema, poderão se inscrever os professores das unidades: Escola Municipal José Francisco de Andrade;  Escola Municipal Santa Sofia; Colégio Municipal São Cristóvão; Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis; Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva e Escola Estadual Professor Aloisio Ernande Brandão.

*Devido ao não atendimento dos requisitos da Capes, a  Escola 30 de Outubro, em Arapiraca, foi substituída pela Escola Estadual Professor Pedro de França Reis.

Já os estudantes da Uneal devem pertencer a um dos seguintes cursos para concorrer às bolsas: do Campus I – Arapiraca: Geografia, História, Letras/Inglês, Letras /Português, Matemática, Pedagogia e Química; do Campus II – Santana do Ipanema:  Biologia, Pedagogia; do Campus III – Palmeira dos Índios: Biologia, Letras/Português e do Campus IV: Letras/Português.

Critérios de seleção e documentação

Alunos
De acordo com o edital, para se inscrever, o aluno deve ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; estar regularmente matriculado em curso de licenciatura nas áreas abrangidas pelo PIBID/UNEAL; estar em dia com as obrigações eleitorais; ser selecionado pelo Coordenador de Área do subprojeto; estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado pela CAPES.

É necessário apresentar a seguinte documentação: Formulário de inscrição de estudante devidamente preenchido e assinado (anexo I); Cópia do documento de identidade;  Cópia do CPF;  Cópia de comprovante de votação ou justificativa de ausência no último pleito eleitoral; Cópia do comprovante de endereço atualizado;  Declaração de regularmente matriculado e de está cursando;  Histórico escolar (é obrigatória a apresentação do documento original); Currículo Lattes com documentação comprobatória (é obrigatória a apresentação dos documentos originais); Declaração pessoal (anexo II) de que não recebe bolsa de qualquer natureza e, ainda, de que possui tempo disponível de 10 horas semanais para dedicar-se às atividades do PIBID, no período de vigência do projeto, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares.

Professores das escolas públicas
Segundo o edital, podem concorrer o profissional do magistério da Educação Básica, em efetivo exercício, na rede pública; estar em exercício há pelo menos dois anos na escola vinculada ao projeto PIBID, com prática efetiva de sala de aula; e deve participar como co-formador do bolsista de iniciação à docência, em articulação com o Coordenador de Área.

O profissional deve apresentar os documentos a seguir: Formulário de inscrição de supervisor devidamente preenchido e assinado (anexo I); Cópia do documento de identidade; Cópia do CPF; Cópia de comprovante de votação ou justificativa de ausência no último pleito eleitoral; Cópia do comprovante de endereço atualizado; Diploma de graduação (é obrigatória a apresentação do documento original); Currículo Lattes com documentação comprobatória (é obrigatória a apresentação dos documentos originais);  Declaração pessoal (anexo II) de que não recebe bolsa de qualquer natureza e, ainda, de que possui tempo disponível de 15 horas semanais para dedicar-se às atividades do PIBID, no período de vigência do projeto, sem prejuízo de suas atividades docentes regulares.

Mais informações no edital, disponível em: http://www.uneal.edu.br/editais/editais-de-selecao-pibid-uneal-supervisores-e-discentes