» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Procampo e Juristas Leigos realizaram Diálogos Teatrais Campesinos, em Arapiraca
26/03/2012 - 12h18m

O auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, sediou o evento “Diálogos Teatrais Campesino”. A iniciativa foi realizada pelo Procampo e pelo projeto de extensão da Uneal Juristas Leigos, do curso de Direito.

Durante o evento, foi utilizada a técnica Teatro Fórum,  com apresentação de esquetes (peças teatrais de curta duração) pelos alunos do curso, seguida de debate sobre  a questão agrária, social, com representantes de movimentos sociais e sindicais matriculados no projeto de extensão Juristas Leigos.

“Foi um momento rico em que o Teatro do Oprimido, dando direito a ‘voz’, serviu para provocar o diálogo verbal e gestual, entre os sujeitos sociais desses diferentes projetos da Uneal. O lúdico pode servir à produção crítica do conhecimento, o Procampo e o ‘Juristas Leigos’ puderam experimentar isso e poderão, como educadores e militantes sociais, serem multiplicadores dessa experiência para o conjunto das escolas do campo do estado de Alagoas.” comentou o professor Gladyson Pereira.

Para a coordenadora do Procampo, professora Sara Cerqueira, este evento proporcionou a ampliação das discussões que vem sendo travadas durante todo o curso, bem como o encontro com projetos de extensão da universidade, pois as temáticas em debate compõem eixo central do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Teatro do Oprimido - O teatro do Oprimido é uma modalidade de teatro desenvolvida pelo teatrólogo Augusto Boal (convidado pela ONU para ser o embaixador internacional do Teatro no dia internacional do Teatro), reconhecido internacionalmente, e que tem por fundamento ter no Teatro um instrumento de libertação e luta contra injustiças, portanto trata-se de um Teatro libertário e revolucionário