» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Professora da USP ministra palestra sobre Paleografia na Uneal na terça-feira, 20
09/12/2011 - 17h48m

Atividade faz parte do Ciclo de Atividades “História Palmares: História, Historiografia e Atualidade, no Campus I, em Arapiraca.

Clau Soares

O grupo de estudo e pesquisa Práxis da Universidade Estadual de Alagoas, em parceria com a coordenação do curso de História do Campus I e Uneal, realiza o Ciclo de Atividades em História Palmares: História, Historiografia e Atualidade, na terça-feira, 20, no auditório do Campus I, em Arapiraca. A proposta é iniciar o trabalho do grupo e aprofundar o conhecimento em paleografia, com foco na experiência do Quilombo dos Palmares.

As atividades terão início, às 8h, com oficina “Paleografia e edição de textos na historiografia brasileira: o caso da "Historia do Brazil" de Frei Vicente do Salvador” e, às 18h, tem a mesa-redonda “Palmares: historiografia e atualidade da questão”, com a professora da USP Maria Leda Oliveira Alves da Silva e com os professores da Uneal Gladyson Stélio Brito e Clébio Correia de Araújo.

Segundo o professor Osvaldo Maciel, coordenador da iniciativa, as discussões visam “despertar os alunos para novos estudos sobre o período colonial em Alagoas, algo muito pouco estudado e que vem sendo dinamizado nos últimos anos”, destaca.

O evento é dirigido a alunos e ex-alunos da graduação em História, professores da rede pública municipal e estadual e interessados em discutir os temas propostos.

Veja a programação completa:

8h/12h – Oficina: Paleografia e edição de textos na historiografia brasileira: o caso da "Historia do Brazil" de Frei Vicente do Salvador

15h – Reunião interna de trabalho entre a professora e o Grupo de Pesquisas Práxis/Mundos do Trabalho

19h – Mesa-Redonda: Palmares: historiografia e atualidade da questão

- Drª. Maria Leda Oliveira Alves da Silva: A Rellação do último assalto a Palmares: notas sobre a edição do manuscrito e algumas perspectivas historiográficas.
- Msc. Gladyson Stélio Brito: o significado de Palmares na historiografia e na contemporaneidade.
- Msc. Clébio Correia de Araújo: Palmares como ícone da resistência negra em Alagoas.

22h - Encerramento