» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Projeto da Uneal leva qualidade de vida para comunidades de Palmeira dos Índios
15/02/2012 - 11h00m

Projeto da Uneal leva qualidade de vida para comunidades de Palmeira dos Índios

As nascentes são a prioridade dos trabalhos desenvolvidos no projeto de extensão “Recuperação de Nascentes em Palmeira dos Índios/AL, coordenado pela professora Josefa Adriana Ferro Cavalcante, do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas. O projeto, aprovado em agosto de 2010, pretende recuperar nascentes na área rural de Palmeira dos Índios/AL. O resultado disso é mais qualidade de vida para os moradores das áreas abrangidas.

Com a proposta de recuperar nascentes que fornecem água para comunidades carentes na cidade de Palmeira dos índios, o projeto tem proporcionado avanços sociais para os moradores locais. Após o trabalho da equipe de professores e estudantes, a água volta a ser potável, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar e, principalmente, para a prevenção de doenças.

A equipe de extensionistas visitou diversas comunidades do município e selecionou aquelas que apresentaram maiores índices de carência e uso das nascentes. Entre as selecionadas, estão o Sítio Amaro e a comunidade quilombola da Tabacaria.

O trabalho de recuperação é iniciado com a descoberta do local das fontes. Em seguida, é realizado o desassoreamento da área e, logo após, são dispostas pedras que irão filtrar a água da nascente. A etapa final é a drenagem da água direto para reservatórios doados às famílias pela Uneal.

O projeto de extensão é parceiro do Programa Sombra e Água Viva, que já recuperou cinquenta nascentes, em Palmeira dos Índios.  A iniciativa da Uneal é apoiada pela da CARPIL, Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e os parceiros: Governo de Alagoas, e Colégio Cristo Redentor.

As professoras Maria Luiza Maciel e Rosa de Lima, além dos alunos Jorge Guimarães, Ana Maria, Tamires, Ana Paula e José da Silva colaboram com a iniciativa.