Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reitor da Uneal participa do seminário “A educação sistêmica em Alagoas”
25/10/2011 - 13h43m

Reitor da Uneal participa do seminário “A educação sistêmica em Alagoas”

O reitor da Uneal, Jairo Campos participou, na tarde desta segunda (24), durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, do seminário “A educação sistêmica em Alagoas”. Participaram também do debate a reitora da Ufal, Ana Dayse Dôrea, o reitor do Ifal, Sergio Teixeira, a reitora da Uncisal, Rozângela Fernandes, o vice-reitor do CESMAC, Douglas Apratto e o diretor da FITS, Ian Mark Damasceno. O seminário teve como objetivo discutir os rumos da educação superior em Alagoas.

A reitora da Ufal apresentou diversos dados sobre a situação da educação, em especial a de nível superior, no Estado. “É inaceitável que em Alagoas tenhamos apenas 3% dos eleitores com nível superior”, afirmou Ana Dayse.

Já a reitora da Uncisal falou da importância dos avanços trazidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e sobre as consequências da interiorização desenfreada, sem o devido planejamento, que gera uma concorrência desleal e descabida.

O vice-reitor do CESMAC frisou a necessidade da união entre as IES de Alagoas. “A luta pelo desenvolvimento da educação no estado é de todos. Devemos congregar nossos esforços para fortalecer a educação em Alagoas.”

O reitor da Uneal, Jairo Campos, após parabenizar a reitora da Ufal pela realização da Bienal, propôs a criação de um fórum das instituições de ensino superior de Alagoas, de onde poderiam surgir propostas para melhorar a qualidade do ensino superior no estado. “Não podemos continuar apenas no campo das ideias, das discussões, temos que partir para o campo das ações, da prática.

O reitor aproveitou a oportunidade para falar também de todos os cursos e programas da Uneal e dos avanços alcançados desde que a instituição virou universidade. Jairo Campos cobrou ainda mais atenção por parte do governo do estado e listou os problemas gerados por anos de abandono, como a ausência de pós-graduação stricto sensu, as deficiência nos campi.

“O nosso desafio é imenso, superado apenas por nossa vontade de realizar. E essa vontade incessante que nos move a continuar a luta pela Uneal e pela educação superior gratuita e de qualidade em Alagoas.”
 

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

revistas.png

egresso-frase.png

ouvidoria.png