» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reitor e vice-reitor da Uneal participam do 50º Fórum da Abruem, em Recife
24/05/2012 - 17h19m

Reitor e vice-reitor da Uneal participam do 50º Fórum da Abruem, em Recife

Evento será encerrado no sábado, dia 26

Reitor e vice-reitor da Uneal participam do 50º Fórum da Abruem, em Recife

Com o tema “A qualidade do ensino superior e os modelos de avaliação brasileiro”, o 50º Fórum de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais acontece, de 23 a 26 de maio, na Universidade de Pernambuco. O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa e o vice-reitor, professor Clébio Correia, participam do encontro.

A palestra de abertura foi proferida pelo romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna.

*Fonte Abruem

A abertura do 50.o Fórum Nacional de Reitores acontece no dia 23 de maio, às 18h, no Dorisol Recife Gran Hotel, com a palestra do governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No dia 24, durante a manhã, serão realizadas duas mesas temáticas.  A primeira será “Critérios de avaliação da Educação Superior – SINAES – Ensino a Distância”, com o palestrante João Carlos Teatini de Souza Clímaco (diretor de Educação a Distância – CAPES). Na sequência, será debatido o papel das universidades no desenvolvimento do país, com a palestra de Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco. À tarde, será debatida a avaliação da qualidade da educação superior – modelos SINAES e CAPES – experiências consolidadas ou passíveis de construção, com a professora Ana Maria Ferreira Leite (coordenadora geral de Avaliação e Acompanhamento e diretora de Avaliação Substituta da CAPES). No mesmo dia, às 15h20, ocorre a Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM.

Dia 25 de maio, pela manhã, as mesas terão como tema os critérios de avaliação da educação superior – SINAES – ensino presencial (palestra com Luiz Cláudio Costa – presidente do INEP) e as perspectivas da educação superior (palestra com o professor Amaro Henrique Pessoa Lins – secretário da Educação Superior – SESu). No período da tarde, serão discutidos os caminhos da ciência, tecnologia e inovação e o programa Ciências sem Fronteiras (com Glaucius Oliva – presidente do CNPq), além da construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão – experiência RENORBIO (Maria Madalena Pessoa Guerra – Representante estadual do Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO).  No mesmo período, serão discutidas a revalidação e a mobilidade acadêmica (com Luciane Stallivieri – assessora de Relações Internacionais da Universidade de Caxias do Sul. No dia 26 de maio, acontece o encerramento do evento.