» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reitores da Abruem são recebidos por vice-presidente da República
10/05/2012 - 12h22m

Reitores da Abruem são recebidos por vice-presidente da República

O vice-presidente da República Michel Temer recebeu, na terça-feira (08), em seu gabinete, em Brasília, uma comitiva da Associação Brasileira dos Reitores. Na ocasião, os membros da Abruem expuseram a necessidade de haver uma articulação mais efetiva entre as universidades estaduais e municipais.

Os representantes da Abruem expuseram o papel das universidades associadas para a expansão do ensino superior no Brasil e destacaram a necessidade da criação de um dispositivo legal que determine o direcionamento de incentivos federais para as instituições de ensino superior estaduais e municipais, criando, deste modo, uma política pública para o setor.

Michel Temer afirmou que vai avaliar a situação e articular o apoio para as instituições.

Embaixada da Bélgica – Ainda em Brasília, a comitiva da Abruem foi recebida pelo embaixador da Bélgica Claude Misson. Em pauta, a possibilidade de intercâmbio entre as instituições associadas e as universidades da Bélgica. A visita antecipou pontos que serão abordados na missão da Abruem à Belgica, em junho deste ano, na qual o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa deve participar.

MEC/Secadi - O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, esteve ainda, em Brasília, na sede do Ministério da Educação, onde buscou mais informações sobre o Prolind e o Procampo. No caso do Prolind, o reitor destaca a participação da coordenação do programa na Uneal nas negociações para liberação dos recursos do programa que foram liberados esta semana.

Quanto ao Procampo, o reitor está buscando soluções para converter as bolsas no valor de R$ 100 que seriam destinadas aos alunos em verba para pagamento de despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos estudantes do programa. Jairo Campos explicou que, em virtude da legislação em vigor, os pagamentos devem ser efetuados somente a pessoas jurídicas, por isso, a impossibilidade do recebimento das bolsas pelos estudantes, pessoas físicas.