» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reunião com consultor da CAPES orienta sobre etapas para criação do mestrado
23/03/2012 - 17h33m

Reunião com consultor da CAPES orienta sobre etapas para criação do mestrado

Em Maceió

Reunião com consultor da CAPES orienta sobre etapas para criação do mestrado

Os pesquisadores visitantes Élcio Versoça, Maísa Gomes Kullok, Tânia Moura e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca Oliveira, em parceria com os professores doutores, estão realizando reuniões semanais, às quartas-feiras, na sala da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para avançar na formulação do projeto do mestrado da Universidade Estadual de Alagoas.

Na última quarta-feira (21), o trabalho concentrou-se na definição  das ementas de alguns núcleos. Na quinta-feira  (22), os docentes da Uneal estiveram reunidos com o consultor da CAPES, contratado pela FAPEAL,  professor José Fernandes Lima, em Maceió. No encontro, foi explanado sobre a diferença entre um mestrado acadêmico o profissional e foram discutidas a área de concentração e a natureza do programa,  a fim de buscar-se apoio junto ao comitê próprio da Capes.

O professor também elogiou o engajamento dos professores da Uneal e falou sobre a importância da criação de um curso de mestrado. “A pós-graduação stricto sensu muda o ambiente acadêmico de qualquer universidade.”, afirmou Fernandes Lima.

Foi sugerido pelo professor Lima que a elaboração do projeto de mestrado se inicie pelo preenchimento do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos - APCN (Saiba mais sobre APCN em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/cursos-novos-envio-de-propostas-e-resultado). Ainda segundo o consultor, os prazos são curtos e é preciso avançar o mais rápido possível na elaboração da proposta.

Para tanto, a Propep convoca todos os doutores para a próxima reunião está marcada para a quarta-feira (28), na sala da pró-reitoria, em Arapiraca. “Estamos convocando todos os doutores para virem à reunião e participarem da construção desse imprescindível projeto”, destacou Francisca. Uma nova reunião para apresentação dos avanços já está marcada com o consultor José Fernandes Lima, no dia 3 de maio.

A pró-reitora também destacou o engajamento dos professores doutores da instituição. Segundo mais de 20 docentes já formalizaram o interesse em construir o projeto de mestrado (que poderá ser acadêmico ou profissional). “A discussão está muito boa”, ressaltou. Os demais docentes também têm demonstrado interesse em participar. “Muitos entram em contato conosco para informar sobre o desejo de fazer parte da equipe, mesmo com as agendas pessoais e profissionais apertadas”, explicou a pró-reitora.