» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Trabalhos do Grupo de Etnobotânica da Uneal são premiados em evento regional
12/12/2011 - 09h54m

Trabalhos do Grupo de Etnobotânica da Uneal são premiados em evento regional

Os trabalhos de alunas do grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia de Plantas Medicinais, coordenado pela professora Maria Silene da Silva, do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, foram premiados e receberam menção honrosa no VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e no II Encontro Paraíbano de Etnobiologia e Etnoecologia, realizado de 29 de novembro a 02 de dezembro, na Paraíba.

O trabalho intitulado “Plantas medicinais utilizadas popularmente contra úlcera gástrica no Povoado Capim Arapiraca-AL: Um estudo etnobotânico e farmacológico” ficou em segundo lugar no evento, recebendo o prêmio Alberto Kioharu Nishida (Guy), tendo sido apresentado pela primeira autora, Cirlane Alves Araujo, graduanda do curso de Ciências Biológicas do Campus I. Ela também recebeu menção honrosa.  São co-autoras do trabalho, as alunas Denise Maria da Silva e Evlyn Larisse da Silva Vilar. O trabalho concorreu com outros de mestrado e doutorado.

A pesquisa foi realizada durante a vigência da bolsa de iniciação científica concedida pelo CNPq, no período de agosto de 2010 a setembro de 2011 e desenvolvido pelo GPET, em parceria com o Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal de Sergipe, através do professor Josemar Sena Batista, e com o Laboratório de Etnobotânica Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do mestre Washington Soares Ferreira Júnior e contou com a colaboração do professor Marcos Oliveira Rocha, do departamento de Química da Uneal.

Já o trabalho “Importância relativa de plantas medicinais utilizadas popularmente no povoado Cangandu, município de Arapiraca-AL” recebeu menção honrosa  no evento , tendo sido apresentado pela primeira autora  Aline Camila Silva de Oliveira, aluna do curso de Ciências Biológicas do Campus I. São co-autoras do trabalho as alunas Leidianne da Silva Pereira (7º período) e Márcia de Farias Cavalcante (5° período).

As pesquisas foram desenvolvidas durante o período de vigência da bolsa de iniciação científica concedida pela FAPEAL de setembro de 2010 a outubro de 2011, desenvolvido pelo GPET em parceria com o Laboratório de Etnobotânica Aplicada, co-orientado pelo  professor Washington Soares Ferreira Júnior.

“Para a realização destes trabalhos contamos com o apoio do edital de pesquisa interno da UNEAL, 004∕2010, e também com a verba de auxílio estudante, que possibilitou a participação das alunas no evento”, destacou a coordenadora do Grupo.  “Recentemente fomos contemplados com o edital interno 07∕2011 para fortalecimento de grupos de pesquisa da UNEAL, o que possibilitará a continuação destas pesquisas, abrindo portas para futuros trabalhos”, enfatizou.

Segundo a coordenadora, o prêmio é um marco para o Grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia, no ano de 2011, que se destacou em um evento de grande expressão na área da Etnobiologia no Brasil, o VI ENEE.

O GPET já está se preparando para o próximo ENEE que ocorrerá em Arapiraca  no Campus da UFAL, em 2013.