» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal concederá título ao ex-presidente Lula no dia 23
11/08/2017 - 11h35m

Uneal concederá título ao ex-presidente Lula no dia 23

Solenidade será realizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca

Uneal concederá título ao ex-presidente Lula no dia 23

Imagem: google

Vilceia Melo

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) vai conceder, no próximo dia 23 de agosto, o título do Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. A solenidade oficial será realizada a partir das 8h, no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca.

No ano de 2011, o Conselho Superior da Uneal (Consu) iniciou o processo de tramitação para a concessão do título ao ex- presidente da república Luís Inácio Lula da Silva. Em 2012 , o Consu, que é composto por 45 membros titulares, dentre eles professores, estudantes e servidores técnico- administrativos, votou e decidiu, durante sessão ordinária, a concessão do título por meio da Resolução nº. 004/2012, de 20 de março de 2012.

A motivação para esse ato foi em virtude das políticas públicas implantadas durante o governo do então presidente, que contribuíram para elevar os índices sócioeconômicos do país, além de avançar  no processo de interiorização do ensino superior e  desburocratizar o acesso à universidade. .

Na Uneal houve  a implantação do Prolind (Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas) garantiu a formação de quase 76 professores indígenas pela Uneal; o Procampo (Programa de Licenciatura em Educação do Campo) na Uneal graduou 54 professores que atuavam no campo. Todas essas políticas  educacionais de acesso ao nível superior foram implantadas durante a gestão do então presidente Lula.

Honoris Causa

O título de “honoris causa” é uma expressão em latim e significa "por causa de honra". E concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que tenham se destacado em determinada área.

Títulos e honrarias

Lula é o ex-presidente vivo que mais recebeu títulos de Doutor Honoris Causa , foram 24 ao todo. Além de homenagens, ordens de mérito , e outras premiações, que  somadas chegam a 55 honrarias .Para ter acesso a alguns desses  títulos clique aqui

periodicos.png

lateral_twitter.jpg