» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal dá início aos trabalhos do Pibid
15/08/2012 - 10h30m

Uneal dá início aos trabalhos do Pibid

Solenidade de abertura ocorreu em Arapiraca

Uneal dá início aos trabalhos do Pibid

Texto e fotos: Larissa Ramos, servidora da Uneal e colaborada da Ascom

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) lançou na sexta-feira, 10, as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Uneal). A solenidade ocorreu no Fórum de Arapiraca, à tarde. O período do PIBID/Uneal é entre agosto de 2012 e julho de 2013.

A abertura da cerimônia contou primeiro com a apresentação do Hino Nacional através da diversidade da cultura brasileira, mostrada num telão. Depois, a banda Guarani, do maestro Oracílio, de Pão de Açúcar, mostrou toda a sua graça também tocando o Hino Nacional e músicas da MPB.

Durante a solenidade, foi realizada a apresentação do projeto institucional “Diálogo, Universidade e Escola: múltiplos olhares frente às metodologias de ensino” pelas professoras e coordenadoras institucionais Maria Betânia Rocha de Oliveira e Aldenir Feitosa dos Santos. “Pretendemos obter resultados que garantam a existência de um permanente diálogo entre a Uneal e as escolas de educação básica do interior de Alagoas. Nesse sentido, esperamos promover mudanças significativas durante o processo de formação dos licenciandos nas áreas de História, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Letras, Pedagogia e Geografia, através da apresentação e aplicação de metodologias que priorizem a interdisciplinaridade como forma de inovação do processo de ensino aprendizagem nas escolas e na universidade”, explica a coordenadora em Gestão de Projetos, Aldenir Feitosa Santos.

Também foi realizada a exposição de banners dos treze subprojetos que compõem o Pibid/Uneal. O lançamento oficial do projeto também deu início às ações nas escolas conveniadas dos municípios de São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Arapiraca. “Essa proposta sugere o desenvolvimento de atividades pedagógicas capazes de se integrarem aos processos metodológicos de ensino das escolas selecionadas objetivando aumentar o desempenho dos alunos bolsistas, docentes e estudantes da educação básica, além de apresentar propostas de valorização do profissional docente em todos os aspectos”, esclarece a coordenadora institucional Maria Betânia Rocha de Oliveira.

Estiveram presentes à solenidade o Reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, os coordenadores de áreas, os supervisores e diretores das Escolas da Educação Básica, os representantes da Secretaria de Educação de Arapiraca e da 5ª Coordenadoria de Ensino de Arapiraca, e os alunos bolsistas dos municípios de São Miguel dos Campos, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

PIBID

O PIBID é um Programa de incentivo e valorização à docência, financiado pela COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), com a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e demais despesas a ele vinculadas.