» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal é parceira do I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente
07/11/2011 - 15h17m

Uneal é parceira do I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente

Pró-reitor de Graduação, professor Antônio Xavier, participou da abertura do evento, representando a Uneal.

Uneal é parceira do I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente

O pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Alagoas, Antônio Rodrigues Xavier participou da abertura do I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente, e do VI Encontro Brasileiro da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente  (Rede Estrado), na Universidade Federal de Alagoas, semana passada.

A realização do evento objetiva promover o fortalecimento da pesquisa e da produção intelectual voltada para a área do trabalho docente e estimular o intercâmbio e a inserção internacional de pesquisadores sobre o tema.

A organizadora do evento, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, explicou a escolha do tema, agradeceu a participação de todos e destacou os números de inscritos e de trabalho apresentados. Segundo Maria Auxiliadora, “A escolha do tema foi motivada pela necessidade de discutir questões relacionadas ao trabalho docente, levando em conta o contexto atual de profundas mudanças nas políticas educacionais que vem afetando significativamente a vida e a atuação dos profissionais da educação nos mais diversos níveis e modalidades de ensino”. A coordenadora aproveitou ainda a oportunidade para agradecer o apoio da Uneal no evento.

Já o pró-reitor de Graduação da Uneal, Antônio Xavier, relatou o surgimento da Uneal no interior do estado e mencionou sua vocação para as licenciaturas. O pró-reitor destacou ainda a participação da Uneal na construção do processo de pesquisa docente em Alagoas. Xavier parabenizou a Ufal e a Universidade do Porto pela realização do encontro e falou da importância do evento. “A realização de um evento dessa natureza em nosso Estado muito nos enobrece e dignifica. A Uneal se alegra de poder ser parceira dessa iniciativa”.

O evento é promovido pela Ufal, pela Universidade do Porto (Portugal), pela Rede Estrado e tem a Uneal como uma de suas parceiras, ocorrerá a cada dois anos, com a alternância Maceió-Porto. Este primeiro encontro, traz a temática “Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar” e conta com a presença se pesquisadores de vários estados brasileiros, de países lusófonos e da América latina.