» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal e SEE reúnem-se para buscar soluções para o curso de Administração Pública
21/10/2011 - 10h45m

A Universidade Estadual de Alagoas, diante da paralisação das atividades dos estudantes do curso de Administração Pública, informa à comunidade acadêmica que todas as medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação do citado curso. No entanto, esclarece que desde outubro do ano passado, a Reitoria tem solicitado ao Governo do Estado a cessão do prédio do antigo Liceu Alagoano, em Maceió, para funcionar como sede a extensão da Universidade na capital e, deste modo, manter um prédio próprio o curso de Administração Pública. Com isso, a Uneal pretende ampliar a oferta de cursos e a conseqüente criação de um campus na capital.

Na próxima terça-feira (24), o reitor da Uneal terá uma audiência, às 15h, com o secretário Adriano Soares, em Maceió, para buscar soluções sobre o caso. Essa é a quarta tentativa de reunião da Uneal com o secretário. Nas três anteriores, os encontros foram desmarcados devido à agenda de Adriano Soares. No mesmo dia, à noite, o reitor reúne-se com os gestores do Campus I da Uneal para repassar as informações da reunião com Adriano Soares e também decidir as medidas que serão tomadas. “Sou solidário aos alunos e estou trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, destacou o reitor.

Desde que foi criado, em 2006, o curso de Administração Pública tem passado por diversos locais. Hoje, funciona em uma Centro de Formação de Professores do CEPA. Diante da inadequação das instalações para o desenvolvimento das atividades do curso, o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, em audiências com o governador Teotônio Vilela Filho, Álvaro Machado, Rogério Teófilo e com o atual secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, tem insistido pela cessão do prédio do antigo Liceu Alagoano. Os gestores acenaram positivamente para a demanda, mas até agora nada de concreto foi encaminhado.

A Reitoria também tem reunido esforços para garantir o funcionamento de biblioteca e laboratórios e, assim, estruturar o curso.  Apesar de o curso existir desde 2006, somente, em 2011, o acervo bibliográfico começou a ser montado com recursos da Uneal provenientes da rubrica de Auxílio ao Pesquisador. A expectativa é que, com os recursos de editais de pesquisa e extensão, os professores invistam na compra de computadores, impressoras e outros equipamentos que serão utilizadas nos projetos, mas também compartilhadas com o curso.