Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal participa de Missão da Abruem na Europa
19/06/2012 - 09h41m

Uneal participa de Missão da Abruem na Europa

Visitas serão encerradas no dia 22 de junho

Uneal participa de Missão da Abruem na Europa

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo José Campos da Costa, desde o dia 04 de junho, participa da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A comitiva, formada por reitores de todo o Brasil, visitou até o dia 08 deste mês, dez universidades da Bélgica (Universiteit Antwerpen, Vrije Universiteit Brussel, Universiteit Gent, Universiteit Hasselt e Katholike Universiteit Leuven; Universite de Liege, Universite Libre de Bruxelles, Universite Catholique de. Louvain, Universite de Mons e Universite Notre-Dame de lá Paix ).

No dia 10 de junho, o grupo desembarcou na Alemanha onde tem conhecido as principais universidades alemãs e também os órgãos de fomento ao intercâmbio de alunos. Em todas as instituições, a Abruem tem apresentado o interesse de levar os estudantes brasileiros às universidades estrangeiras. No Deutscher  Akademischer Austausch Dienst (DAAD), organização composta por 236  universidades alemãs e 124 organizações de estudantes, a Comitiva Brasileira recebeu total apoio ao programa Ciências Sem Fronteiras.

Segundo o site da Abruem, “novos editais para bolsas de mobilidade na Alemanha serão abertas no segundo semestre de 2012. Até 2015, a previsão é que sejam disponibilizadas 10.000 vagas para intercambistas. Os interessados em se cadastrar no Programa Ciência Sem Fronteiras podem acessar o portal www.csf-Alemanha.de. Graças também ao encontro, foi possível perceber a necessidade de informar ao DAAD o nome dos alunos das Instituições de Ensino Superior brasileiras filiadas a ABRUEM via CNPQ. Cada aluno deve se inserir na Plataforma do DAAD com urgência”.

Reitor avalia viagem
Para o reitor da Uneal, Jairo Campos, as visitas são um meio de conhecer melhor a tradição das universidades européias. “As universidades da Europa são extremamente equipadas e preparadas para o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, não somente as instituições de ensino superior do Brasil precisam avançar, pois estamos infinitamente aquém do padrão de qualidade europeu”, disse.

Jairo Campos ratificou que o convênio firmado com o DAAD é extensivo a todas instituições afiliadas a Abruem, inclusive a Uneal, por isso, dispensa a assinatura individual de acordos. “Para que nossos alunos e professores possam ser incluídos nessa grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal, recomendo a intensificação nos estudos de língua estrangeira, principalmente Inglês, Francês e Alemão”, explicou o reitor.

A Missão será encerrada dia 22 de junho, com o retorno dos reitores ao Brasil.

 

Ações do documento

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

revistas.png

egresso-frase.png

ouvidoria.png