» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias UNEAL participa do processo de elaboração de itens para o ENEM
18/10/2011 - 17h20m

UNEAL participa do processo de elaboração de itens para o ENEM

Os professores da Universidade Estadual de Alagoas Nely Targino do Valle Cerqueira (Ciências Naturais), Soraya Fernandes da Silva (Linguagens e Códigos), Édel Guilherme Silva Pontes (Matemática), Rafael Albuquerque Xavier (Ciências Humanas) e Adriana Rocely Viana da Rocha (Ciências Humanas) participaram, nos dias 10 e 11 de outubro, de capacitação ofertada pelo INEP, em Brasília, para habilitação em elaboração e revisão de itens que irão compor o Banco Nacional de Itens do ENEM.

De acordo com o professor e coordenador geral da Uneal na elaboração de Itens para o ENEM, Rafael Albuquerque Xavier, o processo continua. “Como próxima etapa do processo, ocorrerá uma capacitação para professores da Uneal interessados na elaboração ou revisão de Itens para o ENEM. A data e o local desta capacitação serão divulgados em breve no site da Universidade”, explica o docente.

O INEP pagará o valor de R$120 por Item elaborado aprovado e R$60 por Item revisado aprovado.

Seleção: Em abril, o INEP lançou edital convocando instituições de ensino superior interessadas em participar desse processo. Na ocasião, a Uneal se inscreveu como instituição colaboradora e fez uma chamada no site para professores interessados em representar a instituição em cada uma das quatro áreas do conhecimento do ENEM. Responderam ao edital os professores citados no início dessa matéria.

A iniciativa partiu do reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, que soube da oportunidade durante reunião da Associação Brasileira de Reitores de Universidade Estaduais e Municipais (ABRUEM), no início deste ano.