» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal promove lançamento de livros
29/11/2011 - 14h55m

Uneal promove lançamento de livros

Obras serão lançadas nessa quarta-feira (30)

Uneal promove lançamento de livros

Na noite desta quarta-feira (30), às 19h30, no auditório do Campus I, a Universidade Estadual de Alagoas promove o lançamento dos livros “Fragmentos de uma história: Índios, brancos e negros no processo de construção da identidade sócio-econômica e política de Limoeiro de Anadia”, do aluno da instituição Gilberto Barbosa Filho e “Zambi - Pelos subterrãneos da Bahia”, de José Milton de Menezes.

O livro “Fragmentos de uma história: Índios, brancos e negros no processo de construção da identidade sócio-econômica e política de Limoeiro de Anadia”, de Gilberto Barbosa Filho, aluno da Uneal, abrange a História de Limoeiro de Anadia desde a sua colonização até os dias atuais e é uma obra fundamental para se entender a colonização e as transformações ocorridas em toda a região Agreste.

Segundo o autor, a idéia de escrever o livro surgiu diante da ausência de materiais de pesquisa sobre o município. “Comecei a pensar em escrever o livro quando ainda era um estudante do ultimo ano do ensino médio, por a falta de material sobre Limoeiro de Anadia.”, relata GilbertoBarbosa.

Já o livro Zambi - Pelos subterrãneos da Bahia, de José Milton de Menezes, é uma obra de referência como fonte de pesquisa, disseminação da cultura africana e afro-descendente. O livro trata da questão da resistência dos países africanos por suas indepedências e o legado histórico da África como uma das mais antigas fontes histórica da origem humana.

Segundo o autor, o título do livro Zambi- pelos subterrâneos Bahia, tem origem nas religiões afro-descendentes: “Esse título foca a religiosidade afro-descendente e os mistérios dos subterrâneos da Cidade Alta (BA.), um ‘baú’ com dados  histórico, que não foi totalmente aberto à comunidade baiana.”, afirma José Milton.