» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal realiza curso de capacitação para produtores do PAF
16/12/2011 - 09h41m

Uneal realiza curso de capacitação para produtores do PAF

O primeiro módulo tem início nesta segunda, 19, em Santana do Ipanema

Uneal realiza curso de capacitação para produtores do PAF

Clau Soares
Foto: Diego Barros (Seagri)

Os produtores do Programa de Avicultura Familiar do Estado de Alagoas (PAF) participam, nesta segunda-feira, 19, do primeiro módulo de curso de capacitação em produção de galinhas caipiras, promovido pelo professor do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Fábio Sales de Albuquerque Cunha, em conjunto com os alunos do Núcleo de Pesquisas com Monogástricos.

A capacitação terá início às 8h e se estende até as 18h, no auditório da Prefeitura de Santana do Ipanema. As aulas práticas, ainda sem data definida, serão realizadas na sede do Campus II da Universidade.

O curso é composto por quatro módulos, nos quais os produtores recebem informações sobre o manejo de aves em sistema caipira (produção de carne e ovos), importância socioeconômica da atividade, sanidade, mercado, alimentação e nutrição de aves em sistema caipira.

Segundo o professor Fábio Cunha, esta é também uma forma de divulgar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito acadêmico, favorecendo os produtores na prática diária do campo. Entre as pesquisas realizadas na Uneal, Cunha destaca os experimentos com milho sintético, elaborado com folhas e raízes de mandioca. “Alagoas tem uma produção muito baixa de milho, o que torna esse produto muito caro. Com o milho sintético, os produtores aprendem a fazer a ração a partir da mandioca”, justifica.

A mistura da folha e raiz da mandioca tem a mesma composição nutricional do milho, deste modo, além de satisfazer as necessidades nutricionais das aves, o alimento também reduz os custos com a produção das galinhas caipiras.

A ação é resultado de proposta aprovada em edital de fomento à pesquisa financiado pela Uneal. A prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação dos Avicultores de Santana do Ipanema também são parceiras da iniciativa.