» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal tem projeto aprovado no PIBID/Capes
21/06/2012 - 13h00m

Uneal tem projeto aprovado no PIBID/Capes

Resultado foi divulgado no Diário Oficial da União e no site http://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Uneal tem projeto aprovado no PIBID/Capes

O projeto “Diálogo, Universidade e Escola: múltiplos olhares frente às metodologias de ensino” da Universidade Estadual de Alagoas foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).  O resultado da seleção foi divulgado no Diário Oficial da União, na última terça-feira (19).

Com a conquista, serão beneficiados graduandos dos cursos de licenciaturas, professores e alunos da rede pública de ensino. A intenção do Pibid é incentivar a formação docente, visando à melhoria da educação básica no País. “O Pibid é uma forma de incentivar e ajudar o licenciado a se aproximar da prática pedagógica, inclusive intervindo nos processos escolares, por meio da orientação de docentes que já atuem na unidade”, explica a professora da Uneal Cristina Maria Bezerra de Oliveira.

Estão incluídas no projeto, 26 escolas de educação básica das redes municipal e estadual, nas cidades de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Arapiraca e São Miguel dos Campos. A previsão é que as ações tenham início em agosto deste ano.  “Esta é uma grande responsabilidade. Esperamos trabalhar ainda mais para consolidar o processo de transformação pelo qual a Uneal está passando, ratificando assim a importância da nossa universidade para o ensino em Alagoas”, afirma a coordenadora institucional do projeto, professora Maria Betânia Rocha de Oliveira.

Esta é a primeira vez que a universidade tem a proposta aprovada. “Esse projeto é uma verdadeira revolução das licenciaturas, precisávamos desse incentivo. ‘Esta aprovação demonstra a maturidade e consistência de nossos professores, de nossa equipe. Parabéns à professora Betânia Rocha que capitaneou o processo de construção da proposta institucional e todos os que se envolveram e acreditaram nessa ação”, disse o reitor Jairo José Campos da Costa.

A elaboração do projeto contou com a participação dos professores Aldenir Feitosa dos Santos, Cristina Maria Bezerra de Oliveira, Maria Betânia Rocha de Oliveira e Rosangela Nunes de Lima.

Subprojetos

Foram aprovados 15 subprojetos nas áreas de História, Geografia, Matemática, Letras Inglês/Português, Pedagogia, Química e Ciências. Os trabalhos foram elaborados pelos professores Ângela Maria Araújo Leite; Antônio Barbosa Lúcio; Cristina Maria Bezerra de Oliveira; Juracy Pinheiro dos Santos; Maria Francisca Oliveira Santos; Maria José Houly Almeida de Oliveira; Rosangela Nunes de Lima; Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa; Maria do Socorro Barbosa Macedo; Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto; Deyvson Rodrigues Cavalcanti; Maria Margarete de Paiva Silva e Márcio Ferreira da Silva.

“Esta é a prova de que o trabalho coletivo dá certo”, enfatiza Cristina Oliveira.

Bolsas

O Programa prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para os estudantes de licenciatura; de supervisão para os professores de escola pública que orientem de 5 a 10 alunos; de coordenação de área; de coordenação de área de gestão de processos educacionais e coordenação institucional – estas para professores da instituição de ensino superior.

>> Leia AQUI o projeto institucional e AQUI, os subprojetos.